A mostra "Frida Kahlo - Il Caos Dentro" abre ao público neste sábado (1º), em Turim, na Itália, no Museu Histórico Nacional de Artilharia. A exposição seguirá aberta até o dia 26 de fevereiro de 2023 e conta a história de uma das maiores pintoras da história do México e da América Latina.
A ideia do evento é fazer uma "viagem" para descobrir todo o "universo de Frida", representado por suas obras, mas também por documentos, objetos, fotografia, amores e paixões.
A curadoria do evento é feita por Vincenzo Sanfo, Maria Rosso, Antonio Toribio Arévalo Villalba, Milagros Ancheita, Alejandra Matiz e Sergio Uribe e a mostra será dividida em quatro seções multimídia.
Entre as obras expostas estão pinturas dos museus da Cidade do México e de Nova York, mas também uma arte original: o delicado autorretrato "Piden Aeroplanos y les da Alas de Petate". Já a área de fotografia conta com fotos do colombiano Leo Matiz, amigo íntimo de Frida, mas também de Nickolas Muray, Carl Van Vechten, Lucienne Bloch, Imogen Cunningham e Lola Álvarez Bravo.
Também foram recriadas áreas baseadas em reproduções fiéis em escala real dos ambientes da Casa Azul, na Cidade do México, onde a pintora viveu até a sua morte em 1954. A mostra também conta com cartas, páginas de diários e obras da cultura maia adoradas por Frida. .