Pode admitir, logo depois de assistir De Volta Para O Futuro 2 você imaginou como seria o ano de 2015 de verdade. Há 30 anos, o filme dava uma "prévia" fictícia do que este novo ano poderia trazer, incluindo máquinas ultramodernas que ainda não temos o prazer de usar no dia a dia e o lendário hoverboard, o skate voador que muitos já tentaram trazer para a vida real.
Siga Terra Diversão no Twitter
Mas nem toda "promessa" ficou por ali. Algumas invenções mostradas no longa viraram realidade e ficaram até obsoletas ao longo dessas três décadas. Veja o que já ficou no passado e o que ainda pode aparecer em um futuro breve:
1. "Para onde vamos, não precisamos de estrada"
De O Quinto Elemento a De Volta Para O Futuro, os carros voadores são a invenção favoritas dos filmes futuristas. Mesmo que ainda não consigamos entender direito como seria o tráfego no ar (imagine o caos), ter algumas opções de trajeto quando o trânsito aperta não seria uma má ideia.
2. Óculos eletrônico
Não precisamos nem chegar em 2015 para que isso virasse realidade. O Google Glass pode ser considerado uma invenção muito similar - e bem superior, aliás - do que aquela usada por Marty McFly no filme.
3. Ligações com vídeo
Eis mais uma invenção já totalmente presente em nossas vidas. A comunicação via vídeo em tempo real é uma realidade graças ao Skype e já existe ao alcance das mãos, com o celular, e até no Facebook! A única diferença com a videoconferência de De Volta Para O Futuro 2 é o tamanho da tela. Aliás, alguém percebeu que eles também incluíram uma tela plana na cena? Genial.
4. Alimentos desidratados
Poderíamos até dar um desconto e considerar a máquina de hidratar alimentos do filme um micro-ondas, mas cá entre nós, ainda não inventaram tecnologia que transforma uma minipizza em uma refeição para três pessoas em apenas 5 segundos. Não custa nada sonhar.
5. Skate que voa
Mais conhecido como hoverboard, o skate usado por Marty McFly no filme é um sonho que muitos já tentaram realizar. Já foi criado até um protótipo da peça, mas nada que pudesse ser comparado ao skate voador, afinal, já imaginou o perigo de subir nele?
6. Outdoor 3D
Se hoje temos cinema e até TVs em 3D, criar um outdoor com a mesma tecnologia seria totalmente possível, se não fosse por dois pequenos detalhes: até agora, o uso dos óculos 3D é o que garante o efeito e ainda não temos uma lei que permita que um holograma de um tubarão, por exemplo, surja no meio de uma avenida como meio de publicidade.
7. Coleiras inteligentes
Até em 2015 uma coleira que leva seu cachorro para passear é um pouco demais. Como ela conseguiria conter a força do cachorro e saber a hora de parar ou diminuir a velocidade? Essa é uma das perguntas que atormentam os fãs do filme.
8. Tênis que amarra sozinho
Eis que veremos uma invenção do cinema virar realidade no mesmo ano em que De Volta Para O Futuro previu. Aproveitando o gancho dos 30 anos do filme, a Nike promete lançar um modelo que realmente se ajusta sozinho ao pé.
9. Roupa que seca sozinha
Nada mais perfeito para usar naquele dia que você esqueceu o guarda-chuva em casa. Mas a jaqueta inteligente de Marty McFly, que tem a função de secar sozinha, ainda não existe e o máximo que conseguimos até agora foram tecidos que não retêm água.
10. Máquinas de fax
É até engraçado lembrar de como uma tecnologia tão ultrapassada como o fax era revolucionária na década de 1985. Mas o filme acertou na mosca que a máquina seria extremamente útil para enviarmos mensagens e documentos. Isso até abandoná-la por completo depois do avanço meteórico dos computadores, scanners e celulares.