Um vídeo divulgado pela Nasa, a Agência Espacial americana, mostra, pela primeira vez, uma perspectiva de Marte em 360 graus. A região retratada no vídeo é conhecida como Duna Namib. O local faz parte de um banco de dunas de areia preta conhecida como Dunas Bagnold, ao longo do flanco noroeste do Monte Sharp.
O vídeo foi gravado em 18 de dezembro do ano passado, por uma câmera acoplada à Curiosity, um jipe robô usado na missão de exploração de Marte.
Imagens registradas da órbita indicam que as dunas no campo de Bagnold se movem 1 metro a cada ano da Terra.
Segundo a Nasa, foi feito um ajuste de cor aproximando-o ao balanço de branco, para que as rochas e a areia tivessem uma coloração aproximada à encontrada na Terra quando iluminadas pelo Sol.
A análise das dunas do campo de Bagnold é o primeiro olhar sobre dunas de areia fora da Terra, informou a agência espacial americana.
Curiosity
O rover Curiosity é um jipe robô destinado a explorar a superfície de Marte como parte da missão Mars Science Laboratory.
O veículo opera desde agosto, quando pousou com sucesso numa região conhecida como Aeolis Palus, na cratera Gale.
Desde então, vem ajudando os cientistas a decifrar o Planeta Vermelho; em setembro passado ele detectou a presença de água.
Em fevereiro de 2015, a Curiosity apresentou um defeito técnico e parou de funcionar, preocupando a comunidade científica. Um curto circuito desencadeou alertas de segurança a bordo.
Segundo a Nasa, a causa mais provável foi um curto intermitente na broca de perfuração de rochas, que chegou a se desprender do braço do robô. No entanto, o problema foi solucionado e a ferramenta reinstalada. A Curiosity voltou a funcionar em março.