Acontece até 10 de outubro a votação on-line para definir os vencedores da edição 2021 do Prêmio Comunique-se, um dos mais prestigiados entre comunicadores em geral e chamado de ‘Oscar do jornalismo brasileiro’.
Estranhamente, William Bonner e Renata Vasconcellos não tiveram votos suficientes para colocá-los entre os 3 finalistas na categoria ‘Âncora de TV’.
Eles concorriam com outros 8 apresentadores de telejornal às vagas na etapa final: Aline Midlej (GloboNews), Christina Lemos (Record TV), Daniela Lima (CNN Brasil), Eduardo Oinegue (Band), Julia Duailibi (GloboNews), Maju Coutinho (TV Globo), Maria Beltrão (GloboNews) e Rafael Colombo (CNN Brasil).
Os 3 mais votados, que agora concorrem ao troféu, são Christina Lemos, Eduardo Oinegue e Maju Coutinho. Destes, o destaque é o âncora do ‘Jornal da Band’. Ele teve postura incisiva na cobertura da pandemia de covid-19, com comentários e cobranças pertinentes à função. Christina e Maju se restringem à leitura de notícias no teleprompter.
A ausência de Bonner e Renata entre o trio finalista causa estranheza pela relevância da atuação de ambos no ‘Jornal Nacional’ desde março de 2020, quando começou a abordagem diária da crise sanitária provocada pelo coronavírus no Brasil.
Os âncoras do ‘JN’ foram os que mais contestaram o presidente Jair Bolsonaro e sua gestão do caos na saúde pública na pandemia. Incansavelmente, alertaram sobre fake news, falaram a respeito de prevenção e cobraram o poder público a cumprir responsabilidades para garantir o bem-estar da população.
A ausência de Bonner e Renata entre os 3 finalistas não acontece por falta de mérito. O mais provável é que tenha prevalecido a aversão sentida por muita gente – inclusive no meio jornalístico – em relação à Globo.
Os motivos vão de questão ideológica até mero ranço com o canal líder em audiência e mais influente nos altos escalões da República. Renata Vasconcellos venceu tal resistência e foi eleita ‘Melhor Âncora de TV’ em 2009, 2011 e 2013, antes de chegar ao ‘JN’. Já William Bonner, na Globo há 35 anos, nunca recebeu o prêmio.