Fora do circuito: confira cidades brasileiras onde o carnaval faz sucesso

Cidades do interior de São Paulo e até capitais que apostam na folia podem te surpreender

17 fev 2023 - 05h00
Carnaval de rua em Diamantina (MG)
Carnaval de rua em Diamantina (MG)
Foto: Divulgação/Prefeitura de Diamantina

A cultura carnavalesca faz parte da identidade de muitas cidades fora do circuito Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Apesar da tradição dos blocos, trios elétricos e desfiles de escolas de samba, o carnaval de rua veio primeiro e é muito forte em cidades que estão no interior.

Até mesmo capitais que não são tão conhecidas pelo carnaval animam moradores e turistas nessa época do ano, como Florianópolis, em Santa Catarina, e Manaus, no Amazonas. Quem quer fugir do circuito tradicional pode apostar em alguns dos destinos a seguir para curtir a folia. 

Publicidade

Confira lista preparada pela equipe do Terra!

  • Ouro Preto (MG)

Com escolas de samba, cordões e blocos, o carnaval de Ouro Preto tem uma história que remonta ao século 19. O bloco mais antigo do Brasil, o "Zé Pereira dos Lacaios", fundado em 1897, é marcado por bonecos gigantes, os chamados Catitões, anima a festa até hoje. Os blocos costumam reunir moradores de todas as idades e milhares de turistas. Veja a programação do Carnaval em Ouro Preto.

  • Diamantina (MG)

O Carnaval em Diamantina promete uma retomada triunfal, após os momentos mais críticos da pandemia. Em 2023, haverá mais de 40 blocos carnavalescos. Confira a programação completa no site.

  • Itapetininga (SP)

Historicamente, o carnaval de Itapetininga atrai milhares de pessoas que querem curtir escolas de samba e blocos independentes. Outra atração é o 'Festival do Boteco', que acontece no Largo dos Amores e reúne barracas com diversas opções gastronômicas, entre elas o tradicional Bolinho de Frango, patrimônio cultural do município reconhecido por Lei. No festival há também feira artesanal e apresentações musicais. Veja a programação do carnaval de Itapetininga.

Publicidade
  • São Luiz do Paraitinga (SP)

O tradicional carnaval em São Luiz do Paraitinga, cidade localizada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, precisou ser adiado em 2023. Em nota, divulgada na segunda-feira, 13, a prefeitura do município explicou que fortes chuvas provocaram a cheia dos rios Ribeirão do Chapéu e Ribeirão do Pinga. Com isso, cerca de 700 pessoas estão desalojadas na região.

A festa, tradicional na cidade, enche as ruas de foliões com direito a marchinhas e blocos animados. A prefeitura não divulgou uma nova data para o carnaval deste ano.

  • Florianópolis (SC)

O carnaval é celebrado na rua e na Passarela de Samba. Em 2023, está progoramado o maior carnaval da cidade. "Estamos realizando blocos de rua, desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial, shows nacionais, concursos de Rainha do Carnaval, de Cidadão e Cidadã do samba, entre outros eventos", diz o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Ed Pereira. Veja a programação completa do carnaval de Floripa.

  • Paraty (RJ)

Paraty oferece muitas atividades para os foliões durante todo o carnaval. O destino, não tão tradicional, é recheado de opções para quem quer curtir a festa de rua em cenários históricos. A programação ainda conta com diversos estilos musicais, para todos os gostos. Confira a programação no site.

Publicidade
  • Manaus (AM)

Os blocos de Carnaval manauaras fazem sucesso e juntam multidões pela capital. Em 2023, a festa foi realizada nos dias 11 e 12 de fevereiro. No último sábado, houve as apresentações dos grupos Mauazinho na Folia, Banda da Bica e Banda da Difusora.

Já no domingo, 12, aconteceram os blocos da Banda da Paz, Bhanda da Bhaixa da Hégua, Banda do Ovo Azul, Banda do Mac Naldo, bloco do Fuchicão, Banda do Álcool, Banda do Boulevard, Amigos da Vitória Régia e bloquinho da Ferreira Pena.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações