A agremiação quebrou jejum de 22 anos sem vitórias com o samba-enredo O Aperreio do Cabra que o Excomungado Tratou com Má-Querença e o Santíssimo não deu Guarida. Aescola de samba conquistou 269,8 pontos e levou o troféu para a casa.
"É muita emoção. Muito trabalho. Muito sonho desde criança. Hoje eu estou realizando um sonho. Vamos comemorar agora em Ramos. Alô, Complexo do Alemão, o sonho virou realidade", disse Pitty Menezes, intérprete da Imperatriz em entrevista à TV Globo, logo após a vitória.
O mestre Lolo, que está à frente da bateria da agremiação há sete anos, não conteve as lágrimas. "Eu desci com a escola [agremiação foi rebaixada em 2019] e agora ser campeão... Não tem o que falar", disse. Emocionado, ele fez questão de agradecer à presidente Catia Drummond, à bateria e, principalmente, à comunidade de Ramos. "A gente já sofreu muito e agora a gente é campeão", finalizou.
O mestre-sala, Filipe, que voltou para a escola após sete anos, para fazer dupla com Rafaella como primeiro casal, também se emocionou. "A Imperatriz Leopoldinense é uma gigante escola. Não tenho palavras para agradecer à presidente. Eu realizei muitos sonhos na minha vida, mas ser campeão...Não tenho palavras", desabafou.
A Imperatriz foi a quarta a desfilar no segundo dia do Grupo Especial. Quem comandou o desfile foi o carnavalesco Leandro Vieira.