O vídeo de um padre cantando ‘Baianidade Nagô’ durante a homilia está chamando atenção nas redes sociais. Em uma missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, em Salvador (BA), o padre Lázaro Muniz foi filmado puxando um coro de fiéis “ao negro toque do agogô”.
O vídeo que viralizou estes dias foi gravado na última terça-feira, 14, antes do carnaval. A música é um clássico do carnaval baiano e já foi interpretada por grandes nomes da música do estado, como Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros.
Puxando o coro, o padre contagiou os fiéis católicos, num ritmo sereno. Em entrevista ao Jornal Correio, ele contou que a inclusão de ritmos diversos é uma prática comum nas missas que realiza.
O religioso acredita que trazer elementos da cultura popular para as celebrações promove a reflexão e ajuda a combater o racismo. A escolha do repertório para a missa realizada na semana pré-carnaval teve o intuito de celebrar a vida e pedir paz.
Durante a homilia na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, o padre e os fiéis puxam um hino do carnaval da Bahia. Ninguém explica a Bahia, ninguém explica Salvador. Só se sente! 🍃 pic.twitter.com/7mb7d5NS6o
— Matheus Simoni (@teusimoni) February 17, 2023