O Brasil é mundialmente conhecido como país do carnaval, mas nem por isso a festa é amada por todos os brasileiros. Enquanto milhares aproveitam a época para entrar na avenida com muito samba no pé, ou então se aventuram em bloquinhos pelas cidades, há muita gente que prefere curtir o feriadão longe da folia.
É o caso da jornalista Júlia Cabral Cardoso, de 27 anos, moradora de São Paulo (SP). Apesar de já ter curtido o carnaval quando mais nova, hoje prefere se afastar do agito, que considera um "pesadelo".
"Com a chegada da pandemia, eu fui criando uma resistência muito maior a frequentar esses eventos e esses espaços superlotados", explica.
A jornalista diz ainda que a preocupação com a segurança e saúde aumentaram, além das altas temperaturas nesta época agravarem o desconforto.
"O Carnaval é a junção de tudo que eu não gosto, é tipo o meu pesadelo. São pessoas alcoolizadas, sem nenhum senso de segurança e saúde juntas no calor", enumera.
Para fugir, ela diz que prefere viajar para lugares onde não há blocos de rua ou comemorações. A primeira opção é Santos, no litoral paulista. Júlia justifica a escolha: "É uma cidade com pessoas mais velhas, e não tem muitos bloquinhos de rua".
O professor e advogado Eduardo da Cruz também prefere viajar durante o carnaval, de preferência para lugares mais tranquilos. Ele, que mora em Recife (PE), cidade conhecida pelo carnaval fervoroso, aproveita a data para relaxar.
Assim como Júlia, ele até chegou a curtir a festa momesca quando mais jovem, mas, com o passar do tempo, seus hábitos mudaram.
"A festa deixou de ser novidade pra mim, e o que se sobressaía eram os aspectos negativos, tais como: os assaltos, a violência, o mau cheiro de xixi nas ruas, os empurra-empurra, etc", admite.
O interesse por "fugir" do agito começou ainda quando estava na escola e um amigo o convidou para fazer turismo rural durante o carnaval. O hotel fazenda em Saloá (PE) o deixou encantado com a experiência de vivenciar o contato com a natureza -- o que inclui fazer trilhas, andar a cavalo e tomar leite tirado da vaca.
Para este ano, Eduardo diz que planeja viajar para Maragogi (AL), lugar que sempre quis conhecer, e ficará hospedado longe do agito carnavalesco.
Destinos para quem não gosta de carnaval
Se você é do time que quer escapar da folia, confira a lista de lugares perfeitos para aproveitar os dias de folga com calmaria e em contato com os encantos naturais do Brasil.
Chapada Diamantina (BA)
Para os aventureiros que buscam lindas paisagens, a Chapada Diamantina é um prato cheio. Atenção apenas à previsão do tempo, já que a época de seca vai de abril a outubro, e a de chuvas, que são intensas, de novembro a março. Os roteiros mais completos, de cinco dias, começam no Capão, a 70 km de Lençóis, e terminam em Andaraí, a 120 km de Lençóis. Há roteiros mais curtos, de três a quatro dias, com retorno por Guiné, a 80 km de Lençóis.
Jericoacoara (CE)
Quem curte praias paradisíacas e procura um local pacífico para passar o carnaval vai gostar de Jericoacoara, no Ceará. De carro, a vila fica a 5 horas de distância de Fortaleza, cerca de 300 km. Quem busca um passeio de três a cinco dias pode aproveitar as praias, além de visitar as Dunas do Pôr do Sol e as Lagoas de Tatajuba e do Paraíso.
São Miguel do Gostoso (RN)
Também para quem busca praias bonitas, a 100 km de Natal, São Miguel do Gostoso pode ser um destino perfeito. A cidade do litoral norte potiguar é ideal para quem quer ver o pôr do sol com os pés na areia. É possível visitar a praia de Tourinhos e as praias de Ponta de Santo Cristo, do Cardeiro, da Xepa e do Maceió.
São Roque (SP)
Quem ama vinho e um clima mais ameno pode arrumar as malas direto para São Roque, no interior de São Paulo. A cidade é conhecida pela Rota do Vinho, com vinícolas tradicionais que oferecem passeios guiados, além de ótima gastronomia. Lá, é possível conhecer o passo a passo da manufatura de vinhos artesanais. A cidade fica a 1h20 da capital paulista, de carro.
Petrópolis (RJ)
Petrópolis é o destino apropriado para quem busca um roteiro histórico para curtir em família. Conhecida como 'Cidade Imperial', ela foi refúgio da realeza na época do Brasil Colônia. A arquitetura de construções antigas encanta, além dos passeios pelo Sesc Quitandinha, Palácio de Cristal, Museu Imperial, Casa de Santos Dumont e Museu de Cera.
Poços de Caldas (MG)
Poços de Caldas é mais uma opção para quem quer viajar em família. O local tem atividades para todas as idades, como o Thermas Antônio Carlos, passeio de teleférico, Cachoeira Véu das Noivas, o Parque José Affonso Junqueira e o Recanto Japonês.
Caldas Novas (GO)
Parques aquáticos e águas termais definem os passeios em Caldas Novas. Esse destino goiano é ótimo tanto para quem busca aventura, quanto para quem quer uma viagem mais tranquila. Além dos parques, é possível visitar a Praça da Matriz, o Santuário Nossa Senhora da Salete, o casarão em estilo colonial dos Gonzaga e o Lago Corumbá.
Bonito (MS)
Mais um destino para os aventureiros: Bonito! A cidade é recheada de passeios perfeitos para quem busca entrar em contato com a natureza, e para quem procura vistas inesquecíveis. As grutas, como a do Lago Azul, são conhecidas pela beleza. Há também o aquário natural, berçário de diversas espécies de peixes, e os passeios de flutuação.
Foz do Iguaçu (PR)
As majestosas Cataratas do Iguaçu são parada obrigatória para quem visita a cidade, um destino turístico conhecido, mas que não é tão lembrado na hora de fugir do carnaval. Além de visitar as Cararatas, é possível fazer um passeio na Usina Hidrelétrica de Itaipu. Vale a visita ao Marco das Três Fronteiras e ao Templo Budista.
Canela (RS)
Para quem não é fã do frio, viajar para Canela no carnaval pode ser uma boa forma de conhecer a cidade, que não é tão gelada em fevereiro. Entre os passeios mais conhecidos deste destino romântico estão a Catedral de Pedra, o Parque do Caracol, os bondinhos aéreos e o Museu da Moda. Aproveite para conhecer a culinária local, regada a muito chocolate e vinho.