A cantora Iza foi uma das atrações principais do 58º Baile Municipal do Recife, na noite deste sábado (3). Além da cantora, a presença feminina marcou a noite, sendo a primeira edição da tradicional prévia carnavalesca conduzida por mulheres.
Iza se apresentou junto a orquestra de frevo do Maestro Spok, levando os fãs à loucura com sua interpretação de Anunciação, música do pernambucano Alceu Valença. A canção teve também a inesquecível voz de Vanessa da Mata, que subiu ao palco após sua apresentação no Baile para cantar o clássico de Pernambuco.
Ao Terra, Iza falou sobre sua paixão pela 'capital do Nordeste'. “Recife é um lugar que eu amo muito, amo estar aqui e cantar aqui. Recife é um lugar tão tradicional e fazer parte desse movimento cultural é importante”, ressaltou a artista antes de entrar no palco.
As fantasias criativas e muita animação do público marcaram o evento. Entre as caracterizações escolhidas estavam elementos da cultura local como Lampião, Maria Bonita e Chico Science. A figura do Papa também foi homenageada em fantasia e até posou para foto com um tubarão e o Zé Bonitinho.
Frevo, Brega e Cultura Popular
Os foliões puderam aproveitar a noite de muito frevo, brega e cultura popular, conduzidas pelas musas carnavalescas Elba Ramalho, Lia de Itamaracá, Nena Queiroga, Gerlane Lopes e Michele Melo.
Homenageada do carnaval do Recife, a cirandeira Lia de Itamaracá, de 80 anos, falou sobre a alegria de experienciar um carnaval feminino. “Sou muito feliz e faço os outros felizes com a minha música, principalmente as mulheres. Quero hoje cantar bem alto a independência”, afirmou Lia.
A recifense Michele Melo, considerada rainha do Brega, cantou sucessos do brega apaixonado. A cantora aproveitou o espaço para falar sobre a conquista de levar o ritmo musical, que ainda carrega muitos preconceitos, a um evento tão grande e tradicional da cidade.
“Isso é o Brega alcançando seu espaço de direito. Esperamos isso por muito tempo e hoje estamos aqui”, afirmou Michele.