Apê com 14, planejamento de 1 ano: foliões realizam sonho de curtir o Carnaval no Rio

Pesquisa Terra Insights mostra que a capital fluminense lidera a preferência dos brasileiros como destino de viagem no feriado

25 fev 2025 - 12h56
(atualizado às 17h55)
Resumo
Rio de Janeiro lidera as preferências, seguido de Salvador, litoral paulista e São Paulo, capital. Região Norte, com 29% dos entrevistados, é a que mais tem gente querendo curtir a Sapucaí, os blocos, as praias e tudo que o turismo carioca pode oferecer.
Eduardo, à frente da foto, sairá pela terceira vez de Porto Alegre para curtir o Carnaval do Rio de Janeiro com amigos.
Eduardo, à frente da foto, sairá pela terceira vez de Porto Alegre para curtir o Carnaval do Rio de Janeiro com amigos.
Foto: Arquivo pessoal

O que um folião do interior da Bahia, um paulistano e um morador de Porto Alegre têm em comum? Eles vão curtir o Carnaval no Rio de Janeiro. A capital fluminense é o principal destino citado em levantamento realizado pelo Terra Insights. Na pesquisa, 23% dos entrevistados disseram que querem festejar o feriadão por lá.

O professor Harmensz de Assis, 57 anos, sairá de Ibicaraí, interior baiano, e desembarcará no Rio de Janeiro. Nordestinos como ele representam 24% dos respondentes da pesquisa Terra Insights, o segundo maior índice de interessados na folia carioca, atrás somente da região Norte, com 29%.

Publicidade

Assis tem mestrado na área de língua e cultura, um profundo conhecedor de carnavais pelo Brasil: esteve em Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, São Luís, Recife, Olinda, São Paulo e no carnaval de rua do Rio de Janeiro, em 2014.

Frequentador de carnavais pelo Brasil, o professor Harmensz de Assis desfilará no Rio de Janeiro no dia do seu aniversário em 2025.
Foto: Arquivo pessoal

Neste ano, o professor tem um motivo especial para voltar à capital fluminense: estará desfilando pela Porto da Pedra na virada do dia 1 para 2 de março, quando faz aniversário. “O carioca é muito parecido com o baiano em matéria de curtir a vida, já que viver é diferente de estar vivo”, reflete.

“Amo Carnaval, amo samba, sou negro”, diz

Outro folião que vem de longe para o Rio de Janeiro é Eduardo de Jesus Estevênil, 34 anos, maquiador profissional. Ele pega o avião em Porto Alegre para seu terceiro Carnaval carioca. No anos anteriores, viu ensaios da Viradouro, Salgueiro e Mangueira, curtiu blocos e festas.

“Comecei a me organizar desde o ano passado para, neste ano, estar na Sapucaí pela primeira vez. Despertou meu desejo. Vai ser bem especial”, conta ele.

Publicidade

Apesar de nascido no interior gaúcho, sempre teve o Carnaval como referência. O tio era puxador de bateria, os pais gostavam da festa. “Sempre gostei mais do que eles”, brinca.

Quem não faria o registro com o Pão de Açúcar ao fundo? Neste ano, Eduardo estará pela 1ª vez na Sapucaí.
Foto: Arquivo pessoal

“O Rio é viciante. Não será a primeira nem a última vez. É o Carnaval aliado à beleza da cidade, ao clima de festa”, descreve. Segundo a pesquisa Terra Insights, 21% dos respondentes do Sul declaram sua preferência pelo Rio de Janeiro.

Passista desfila pela primeira vez na Sapucaí

A pesquisa Terra Insights apurou que 21% das pessoas entrevistadas que gostariam de ir para o Rio de Janeiro são da região Sudeste. Laerte Rosa, 47 anos, mora no Guarapiranga, zona sul da capital paulista, e vai para o Carnaval carioca.

Faz cinco anos de Laerte Rosa começou a fazer aula de dança. Apaixonou-se por desfiles e neste ano samba em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Foto: Arquivo pessoal

Ele é passista da Vai-Vai e destaque de chão na escola de samba Primeira da Cidade Líder, em São Paulo. “No Rio de Janeiro eu vou participar do desfile da Botafogo Samba Clube”, conta. Este é o primeiro ano que a escola desfila na Sapucaí, na série Ouro.

Publicidade

Em anos anteriores, por desfilar em São Paulo, Laerte só conseguia estar no Rio de Janeiro no desfile das campeãs. Mas não perdia a chance. “A gente alugava um apartamento para quatorze pessoas. De dia, praia; à noite, sambódromo. Era a noite inteira”. Neste ano, também será.

Fonte: Visão do Corre
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações