Dodô, Osmar, Batatinha, Barra/Ondina, Campo Grande. Se esta é a sua primeira vez no Carnaval de Salvador, é fácil se perder entre os nomes dos circuitos onde acontecem os desfiles. Mas não se preocupe. Confira a seguir um guia com as informações necessárias para escolher onde curtir a folia atrás do trio elétrico.
Circuito Barra/Ondina
É o espaço ideal para quem não abre mão da agitação e dos grandes astros do Carnaval. Também conhecido como Circuito Dodô, em homenagem a Antônio Adolfo “Dodô” Nascimento, um dos inventores do trio elétrico, é o mais badalado da cidade. Foi criado em 1992 e se tornou o principal palco da festa, por onde circulam os trios mais concorridos, que partem do Farol da Barra e vão até a Praia de Ondina. Os quatro quilômetros de extensão do circuito oferecem uma bela vista da Baía de Todos os Santos e os desfiles duram cerca de seis horas.
Circuito Campo Grande/Praça Castro Alves
Se você quer conhecer um pouco da história do Carnaval baiano, este é o lugar. É o mais tradicional dos circuitos de Salvador, reunindo os episódios mais marcantes da festa ao longo das últimas décadas, como o desfile do primeiro trio elétrico. Não por acaso, também é conhecido como Circuito Osmar, em homenagem a Osmar Álvares Macêdo, parceiro de Dodô na invenção do trio elétrico. Seu trajeto de seis quilômetros traz o charme dos antigos casarões do centro da cidade e exige fôlego do folião, pois os desfiles costumam durar mais de sete horas. No entanto, o Circuito Campo Grande vem perdendo espaço nos últimos anos, pois as grandes atrações do Carnaval baiano têm priorizado o Circuito Barra/Ondina.
Circuito Batatinha/Pelourinho
Se você busca um programa mais tranquilo, para levar a família, esta é a opção mais indicada. No lugar de trios elétricos, o que se vê aqui são as fanfarras e bandas de percussão e sopro, que se concentram em praças e percorrem as ruas de paralelepípedo do centro de Salvador, tocando marchinhas clássicas de Carnaval. Também conta com atrações de samba, pagode, reggae e hip hop, além de concentrar os blocos de afoxé, que buscam resgatar as raízes da cultura afro.
Circuito Sérgio Bezerra
O mais novo circuito de Salvador foi criado para o Carnaval de 2013 e funciona como uma espécie de aquecimento para a folia. Enquanto os desfiles nos outros circuitos só começam na quinta-feira, 12, o Sérgio Bezerra traz, já na quarta-feira, 11, apresentações de blocos de sopro e percussão, que partem do Farol da Barra e vão até o Morro do Cristo. O nome do circuito é uma homenagem ao fundador do bloco Habeas Copos, que busca resgatar o clima dos antigos carnavais na capital baiana.