A cidade do Rio de Janeiro, para o Carnaval de 2019, já tem suas datas para a folia no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, na região central da capital fluminense. O grupo especial, composto por 14 participantes, apresentará seus sambas-enredos no domingo, 03 de março, a partir das 21h15, e na segunda-feira, 04 de março, no mesmo horário do dia anterior.
Ouça o CD com os sambas-enredos:
Veja a sinopse dos sambas-enredos do Carnaval de 2019 no Rio:
Império Serrano
A Império Serrano leva para a Sapucaí o samba-renda “O que é, o que é?”. A canção, originalmente composta e interpretada por Gonzaguinha, inspira a escola de samba, que tem a intenção de fazer uma grande reflexão sobre a vida.
Viradouro
O tema da Viradouro para o Carnaval de 2019 é “ViraViradouro”. Campeã do grupo de acesso no ano passado, a escola de samba traz em seu enredo um percurso sobre as grandes lendas e histórias fantásticas que encantam as pessoas por séculos.
Grande Rio
“Quem nunca… Que atire a primeira pedra!” é o tema do Carnaval de 2019 da escola Grande Rio. O samba-enredo tem a intenção de fala sobre a importância da educação, mas por um outro viés: expondo a nossa falta de paciência, tolerância e honestidade no cotidiano das pessoas.
Salgueiro
O Salgueiro vem para a Sapucaí em 2019 com um tema que sauda o orixá dos raios, trovões e fogo, Xangô. Com o samba-enredo intitulado pelo nome da divindade, que representa também a justiça, a escola de samba reverencia seu poder e sua influência sobre o povo brasileiro.
Beija-Flor
Por conta da celebração dos seus 70 anos de história, a Beija-Flor traz para o Carnaval de 2019 o samba-enredo “Quem não viu, vai ver… As fábulas do Beija-Flor”. A proposta da agremiação é relembrar as histórias mais marcantes já contadas pela escola na Sapucaí.
Imperatriz
A Imperatriz traz para o Carnaval de 2019 o tema “Me dá um dinheiro aí!”. O samba-enredo pretende fazer um panorama da criação do dinheiro e como ele recebeu a importância que tem hoje. Para isso, a escola se utilizará de alegorias, como a de Robin Hood e do Rei Midas, para provocar essa reflexão.
Unidos da Tijuca
Com o samba-enredo “Cada macaco no seu galho. Ó, meu Pai, me dê o pão que eu não morro de fome!”, a Unidos da Tijuca vem para o Carnaval de 2019 com a intenção de provocar reflexões. A pretensão da canção é mostrar como, se cada um fizer sua parte para uma sociedade melhor, haverá pão e riqueza para todos.
São Clemente
Em uma nova edição do samba-enredo de 1990, a São Clemente leva até a Sapucaí uma canção que fala sobre o próprio samba. Com “E o Samba Sambou...”, a escol tem a proposta de fazer uma leitura humorada de como o gênero musical evoluiu no decorrer dos últimos quase 30 anos.
Vila Isabel
“Em nome do pai, do filho e dos santos - a Vila canta a cidade de Pedro”. Esse é o tema do samba-enredo da Vila Isabel para o Carnaval de 2019. A escola de samba preparou uma canção que homenageia a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, que por muito tempo foi o município que acolheu a Coroa Real.
Portela
A Portela traz para o Carnaval de 2019 o tema “Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma Sabiá”. O samba-enredo homenageia a cantora Clara Nunes e sua trajetória musical, mas de uma forma diferente: mostrando como a brasilidade da cidade de Madureira influenciou a artista em sua carreira.
União da Ilha
Uma homenagem para o poeta José de Alencar e a poetisa Rachel de Queiroz. Essa é a proposta do samba-enredo “A peleja entre Rachel e Alencar no avarandado do Céu” da União da Ilha para a Sapucaí em 2019. A escola de samba traz, porém, um ângulo diferente: vai mostrar como os dois enxergavam o Ceará, local presente na obra de ambos.
Paraíso do Tuiuti
Uma figura folclórica do Ceará é parte central do samba-enredo da Paraíso do Tuiuti. “O Salvador da Pátria”, canção desenvolvida para o Carnaval de 2019, fala sobre o bode Ioiô, que viveu na cidade de Fortaleza no começo do século 20. Segundo a história, Ioiô foi eleito vereador pela cidade, em forma de protesto do povo cearense.
Mangueira
A Mangueira desenvolveu o samba-enredo “História para ninar gente grande” para o Carnaval de 2019. A proposta da escola é contar a história do Brasil sob uma perspectiva diferente, longe daquelas apresentadas pelos livros de história: vai mostrar personagens brasileiros que deveriam ter sido documentados tal como Dom Pedro, Princesa Isabel e outros, mas não foram.
Mocidade
O tema da Mocidade para o Carnaval de 2019 é um convite para a reflexão. O samba-enredo “Eu sou o Tempo. Tempo é Vida" tem como proposta uma discussão filosófica sobre o tempo e sua influência sobre a vida de todos.