As doze escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro desfilam no carnaval 2024 neste domingo (11) e nesta segunda. Já na quarta-feira de Cinzas, a tradicional apuração vai ler as notas dos jurados em nove quesitos (samba-enredo, enredo, bateria, harmonia, evolução, comissão de frente, alegorias e adereços, mestre sala e porta bandeira, e fantasias). Saberemos assim quem será a grande campeã.
A Portela, que não vence sozinha desde 1970, manterá a ponta no pódium com 22 títulos. Já a Mangueira, com 20, pode encostar a azul e branca. O Salgueiro de Viviane Araújo (veja aqui todas as rainhas de bateria) tenta quebrar o maior jejum do Grupo Especial para alcançar o 10º campeonato, enquanto Paraíso do Tuiuti e Porto da Pedra buscam o primeiro título.
A Imperatriz vai atrás do bicampeonato (já tem 9 no total), a Grande Rio do segundo título na elite, e a Mocidade campeã seis vezes tenta uma colocação melhor que a penúltima colocação em 2023. Unidos da Tijuca (4 títulos), Unidos de Vila Isabel (com 3) e Unidos do Viradouro (com 2) também desfilam.
E a Beija-Flor tenta manter a hegemonia da chamada "era Sambódromo", inaugurado em 1984. A azul e branca soma nove títulos desde então, sendo um tricampeonato e um bicampeonato. E você sabe que escola foi campeã do carnaval do Rio no ano do seu nascimento? O Purepeople te conta!
O primeiro ano de disputa oficial foi em 1935 e quem venceu foi a Vai Como Pode, hoje Portela. De...
Matérias relacionadas
Bruno Mars no Rock in Rio 2024: veja datas e saiba se cantor virá ao Rio de Janeiro
Você é do Carnaval? Se inspire nesses 5 adereços de cabeça para curtir o Carnaval de rua!