O desfile da Portela levantou o público na Marquês de Sapucaí, na noite desta segunda-feira (16). Segunda a entrar na avenida, a escola fez uma grande homenagem ao Rio de Janeiro, que comemora 450 anos em março deste ano.
Para cantar a capital fluminense, a Portela, do carnavalesco Alexandre Louzada, foi para a Sapucaí com 3,8 mil componentes, divididos em 40 alas e oito alegorias. A beleza do desfile rendeu à escola a hashtag #PortelaCampeã no Twitter.
Siga o Terra Diversão no Twitter
Confira cinco momentos marcantes da apresentação:
Rio 450 anos
Fundada em 1º de março de 1565, a Cidade Maravilhosa completará “450 janeiros”, neste ano. Parte importante da história do Rio, a Portela não economizou em referências para homenagear o aniversariante.
Além dos pontos turísticos, da cultura, das belezas, do futebol e até do trânsito da capital fluminense, a escola também levou para a avenida um grande bolo de aniversário, representado no abre-alas, com direito a muitas velas, e na ala das baianas, que vieram antes da alegoria.
Surpresas voadoras
Antes mesmo do início do desfile, a Portela já fez a alegria do público com suas primeiras surpresas voadoras. Durante a preparação da escola para entrar na avenida, quatro paraquedistas pousaram em plena Sapucaí e abriram os caminhos para a passagem dos integrantes da agremiação.
Repetindo o “truque” que fez sucesso no ano passado, drones em formato de águia sobrevoaram o sambódromo e as arquibancadas ao longo da apresentação.
Águia Redentora (e contorcionista)
Uma das diversas homenagens da Portela ao Rio provocou encanto e tensão no público. O abre-alas Um Abraço do Redentor a Você, Feliz Cidade trouxe uma enorme águia com elementos do Cristo Redentor, abrindo os “braços” na avenida.
As penas da águia se transformavam no manto do Cristo, na parte inferior da escultura, promovendo uma fusão entre o símbolo da escola e o mais famoso ponto turístico da cidade.
A bela surpresa, no entanto, causou preocupação ao passar por baixo de uma torre da Sapucaí. Momentos antes, a águia “se abaixou” para não esbarrar na estrutura. Apesar dos segundos de pânico diante da possibilidade de a escultura ficar presa ou cair, ela passou, levantou novamente e o sucesso da passagem foi muito comemorado pelo público nas arquibancadas.
Famosos
A Portela chegou à Sapucaí recheada de famosos. O cantor Carlinhos Brown veio à frente da bateria, com um cocar representando a águia, símbolo da escola. A cantora Maria Rita desfilou no chão, bastante emocionada. A atriz Glória Pires e o compositor Orlando Morais levaram a família para a avenida. A atriz Sheron Menezzes, ex-rainha de bateria da Portela, desfilou toda de branco e foi muito elogiada nas redes sociais. Fã de Carnaval, Leandra Leal brilhou no carro alegórico dos “cariocas da gema”. O cantor Zeca Pagodinho, o prefeito Eduardo Paes e o governador Pezão desfilaram sem fantasia, mas com empolgação. O ator Aílton Graça desfilou como destaque em uma alegoria sobre Madame Satã.
Homenagem a Paulinho da Viola
Completando 50 anos de carreira, Paulinho da Viola também foi homenageado pela escola. Afastado dos desfiles carnavalescos, ultimamente, o sambista se disse muito emocionado com a celebração e admitiu que sempre se comove quando a bateria entra. Na avenida, o compositor, figura ilustre da história da Portela, desfilou sobre um carro alegórico.
Enquanto isso, nas redes sociais...
Desculpa ai mas a Gloria Pires samba muito melhor que a Claudia Leitte.
— Rossana (@rossanabm)
17 fevereiro 2015
Coloquem a Sheron Menezes a frente da bateria da Portela de novo
— GRANDE RIO (@alvesousada)
17 fevereiro 2015
#portelaCampeã
Acho que esse ano não tem pra ng. Desfile de arrepiar. "sei que faço seu corpo arrepiar sei que vc não vai sem me ver passar"
— Deysi Da'Rolt (@Deysi_100Gremio)
17 fevereiro 2015
A música popular brasileira seria muito menor sem a
@gresportela
! Viva a Águia de Madureira!
#PortelaCampeã
— Cadu Lorena (@cadulorena)
17 fevereiro 2015
Famosas no Carnaval 2015: Seios, bumbum e pernas: De quem é a parte do corpo?