A Liesa ouviu as queixas dos foliões e mudou o horário do início dos ensaios técnicos no Carnaval do Rio de Janeiro para 19h30, com exceção da Mocidade Independente de Padre Miguel, que entrará às 18h30 no dia 21.
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) finalmente ouviu as queixas dos foliões sobre os horários dos ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí. A organização do carnaval carioca comunicou na quarta-feira, 10, que os desfiles-teste vão começar uma hora mais cedo do que o divulgado.
Após receber uma enxurrada de críticas, a Liesa publicou nas redes sociais a decisão final: "A partir deste domingo, 14, a primeira escola de samba se apresentará às 19h30". No entanto, foi preciso pressão do público, do prefeito Eduardo Paes e até da Mocidade Independente de Padre Miguel para a mudança acontecer.
Na grade anterior divulgada, o último ensaio acabava praticamente meia-noite. Por acontecer aos domingos, o evento parecia não incluir os foliões que trabalham cedo no dia seguinte. Esse foi o argumento de Paes para solicitar a mudança de horário no evento à Liesa.
Quem reforçou o pedido foi a Mocidade. No último domingo, 7, a agremiação verde e branca publicou uma nota reclamando de problemas técnicos, atraso e falta de transporte para a população no fim do ensaio. "O atraso atrapalhou toda a logística de retorno dos nossos componentes, que perderam seus meios de transporte para a zona oeste devido ao horário".
A Liesa também decidiu repetir o ensaio técnico da escola para sanar possíveis prejuízos gerados pelos problemas na avenida na primeira noite de desfiles-teste. Para encaixar a escola na programação, a organização decidiu que a Mocidade entra novamente na Sapucaí antes do carnaval no próximo dia 21, excepcionalmente às 18h30.
Perrengue na volta para casa
O antigo horário não agradava em nada a maioria dos foliões que precisam trabalhar no dia seguinte. No entanto, o problema não era só esse. Como citada pela nota da Mocidade, a baixa rotatividade de transporte na região ao fim do evento atrapalhou muitos que tentavam voltar para casa de ônibus.
Sobre um possível aumento da frota durante o período dos ensaios, Eduardo Paes respondeu em sua rede social que considerava o reforço, mas que um horário mais cedo também ajudaria.
Ao Terra, a Secretaria Municipal de Transportes comunicou que “prevê no planejamento operacional a circulação de ônibus durante todo o período noturno”. A pasta também garantiu que vai “oficiar os consórcios a aumentar a operação dos ônibus com o objetivo de atender às necessidades do público que participa dos ensaios técnicos”.
Ensaios técnicos na Sapucaí
No último domingo, 7, aconteceram os primeiros ensaios técnicos no Sambódromo do Rio. A Porto da Pedra, escola que subiu este ano para o grupo especial, entrou na avenida às 20h30. A Mocidade Independente de Padre Miguel veio logo depois, às 22h, com o samba-enredo que viralizou no Rio de Janeiro. O evento acabou por volta da meia-noite desta segunda-feira, 9.
Na próxima semana, os ensaios técnicos serão com a Portela e a Unidos da Tijuca. No carnaval deste ano, a azul e branca vai adaptar o romance “Um defeito de cor”, da escritora Ana Maria Gonçalves, para a avenida. A maior campeã do Rio pretende refazer os caminhos imaginados da história da mãe Preta Luíza Mahim.
Já a Unidos da Tijuca pisa na Marquês de Sapucaí defendendo o samba-enredo “O conto dos fados”, que conta a história de Portugal por meio de lendas e contos portugueses.
Confira a programação dos próximos ensaios técnicos no Carnaval do Rio de Janeiro (a partir das 19h30):
- 14/01: Portela e Unidos da Tijuca
- 21/01: Mocidade*, Paraíso do Tuiuti e Salgueiro
- 28/01: Grande Rio e Mangueira
- 03/02: Beija-flor e Vila Isabel
- 04/02: Viradouro e Imperatriz
*Excepcionalmente às 18h30