Quando a Liga Independente das Escolas de Samba anunciou a mudança do horário de início dos desfiles do grupo especial de 21h para 21h30, muitos pensaram que era para que a TV Globo pudesse passar a primeira escola. Nada disso. A mudança, a pedido da emissora que detém os direitos de transmissão do Carnaval foi apenas para ajustar sua grade ao Fantástico, à novela Império e ao Big Brother Brasil. Desta forma Viradouro e São Clemente, as primeiras a desfilar no domingo e segunda-feira, vão ser transmitidas após todas as escolas passarem pela Sapucaí.
Siga Terra Diversão no Twitter
Indignados, alguns apaixonados pelo Carnaval carioca chegaram a criar uma página no Facebook chamada "Não Ligue a TV Globo no Carnaval antes dos desfiles do RJ", mas a adesão foi pequena. Pouco mais de 180 pessoas confirmaram que vão participar do "boicote". Na página oficial da emissora a transmissão do Carnaval começa apenas às 22h57 quando a Mangueira, segunda escola a desfilar esta noite, entra na avenida. Nas chamadas da TV, a Globo anuncia a ordem dos desfiles como se a Mangueira fosse a primeira e a Viradouro a última.
Fato é que na transmissão do Grupo de Acesso do Rio este ano, a Globo deixou de passar as duas primeiras escolas de sexta-feira, Unidos de Bangu e Em Cima da Hora, e a primeira do sábado, Alegria da Zona Sul. A tendência no futuro é que a Globo volte a transmitir os desfiles de São Paulo para o Rio de Janeiro na sexta-feira e no sábado e passe o grupo de acesso para o Canal Viva, da TV a cabo. No início da década de 90 com o grupo especial inchado, com até 18 escolas, os desfiles da Sapucaí chegaram a começar às 18h. Pouco a pouco o número chegou as 12 escolas atuais.
Famosas no Carnaval 2015: Seios, bumbum e pernas: De quem é a parte do corpo?
Vote no melhor bumbum do Carnaval 2015