Quando o enredo de uma escola casa com o sonho de uma atriz, o resultado é uma profissional que vem representando a homenageada da noite. Foi o que aconteceu com a Inocentes de Belford Roxo e Isabel Fillardis este ano. A escola da Baixada Fluminense queria fazer uma homenagem a Joaquina Lapinha, conhecida como a Mulata da Lapa, que virou cantora soprano e brilhou nos palcos europeus no fim do século XVIII.
Confira a Previsão do Tempo para o Rio de Janeiro no Carnaval
"Fui eu que liguei pra escola. Eu já estava pesquisando sobre ela e achei incrível quando soube que eles estavam pensando em um enredo sobre ela", conta Isabel. A atriz disse além de representar Lapinha na Sapucaí, prepara para o segundo semestre de 2014 um espectral de teatro contando a história da cantora. "Mulher, negra e que chegou a triunfar como cantora lírica é maravilhoso. Ela fez muito sucesso em Portugal", afirma.
Antes de desfilar, Isabel Fillardis ficou na concentração vendo as outras escolas entrarem na avenida, sempre com aplausos e incentivos a quem começava a desfilar. "Há algum tempo não vinha aqui na sexta e no sábado. Acho que é um Carnaval mais gostoso. No Grupo Especial, a briga pelo titulo parece algo mais insano", explica.
"Parece Copa do Mundo, enquanto aqui parece que valorizam mais o trabalho da escola", disse. Isabel disse que está sendo feita uma seleção natural das escolas do acesso e que dentro de poucos anos vai estar cada vez melhor.