Pode-se dizer que a passagem da Paraíso do Tuiuti pela Marquês de Sapucaí foi o grande destaque nas redes sociais, no primeiro dia de desfiles da elite do Carnaval carioca. Com um samba-enredo intitulado "Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?", a agremiação deu um tom político à festa, ao fazer críticas à reforma trabalhista, tendo como base os 130 anos da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil. Mas foi um dos personagens presentes em um dos carros alegóricos o grande ápice das manifestações: o "presidente vampiro do neoliberalismo".
Apesar de a escola não admitir abertamente, a figura lembrava o presidente Michel Temer, o que causou alvoroço nas redes sociais:
A ala da Tuiuti 'Manifestoches'
EU TO MORTA HAHAHAHAHA
Ainda teve Temer Vampiro
E mais ala de fantoches
O CARNAVALE ESTÁ VIVISSIMO pic.twitter.com/HYN1rnsHpx
— Rainha (@Aquela_Rainha) 12 de fevereiro de 2018
A Paraíso do Tuiuti falou da escravidão e lacrou com Temer de vampiro, carteiras de trabalho queimadas, patos manipulados e ainda saiu da avenida aos gritos de FORA TEMER
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🎉 pic.twitter.com/FLuA1hprEO
— detremura (@detremura) 12 de fevereiro de 2018
Tuiuti trás Temer como um vampiro.
Fantástico! pic.twitter.com/4nyQB1ksbr
— Marcelo Gonçalves (@MarceloJGonca) 12 de fevereiro de 2018
No instagram, um dos que estavam no carro também destacou o fato:
Crivella Judas
O desfile da Mangueira, outra a protestar na noite, também rendeu nas redes. A escola usou a figura de Marcelo Crivella como "Judas", ao protestar contra o corte de verbas ao Carnaval.
Temer de Vampiro na Paraíso da Tuiuti.
Crivella de Judas na Mangueira.
Que carnaval mais politico e militante adorei
— Lúh Henry (@LuhHeenry) 12 de fevereiro de 2018