A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) premiará as seis primeiras colocadas do Grupo Especial do carnaval de 2024 com uma porcentagem da receita de venda de ingressos e taxa de administração. A escola campeã receberá 18,9%.
As seis primeiras colocadas no Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro não apenas garantem o retorno das escolas de samba à Marquês de Sapucaí no próximo sábado, 17, como também asseguram uma premiação em dinheiro para cada uma. Os valores exatos só serão definidos após a confirmação da arrecadação do Desfile das Campeãs, porém a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) já divulgou a porcentagem que as agremiações receberão.
A liga retira 10% da receita de venda de ingressos de arquibancadas, cadeiras de pista e frisas (destinada às escolas) como taxa de administração. Posteriormente, 60% do valor restante é distribuído igualmente entre as seis agremiações.
Os outros 40% seguem a colocação de cada escola, denominado prêmio, sendo divididos em 40 cotas iguais. A escola campeã do carnaval 2024 receberá uma quantidade maior dessas cotas, e o número diminuirá de acordo com a classificação.
Veja a distribuição
- Campeã (Unidos do Viradouro): 11 cotas
- Vice-campeã (Imperatriz Leopoldinense) : 8 cotas
- 3º lugar (Grande Rio) : 7 cotas
- 4º lugar(Salgueiro) : 6 cotas
- 5º lugar (Portela): 5 cotas
- 6º lugar (Vila Isabel): 3 cotas
Em 2023, o número de cotas permaneceu o mesmo, porém a taxa de administração da Liesa foi menor, fixada em 5%.
No mesmo ano, a Imperatriz Leopoldinense conquistou o título de grande campeã, seguida por Viradouro, Vila Isabel, Beija-Flor, Mangueira e Grande-Rio.