As ruas do Centro Histórico de Salvador receberam o tradicional tapete branco dos Filhos de Gandhy neste domingo, 11, durante o quarto dia de carnaval.
Celebrando seus 75 anos, o afoxé saiu da sede no Pelourinho em direção ao Campo Grande, com mais de 10 mil associados trajando a indumentária nos tons de branco e azul.
A saída do bloco contou com a presença de artistas e autoridades. Entre eles os cantores Caetano Veloso, que é homenageado pelo bloco com o tema Beleza Pura, Gilberto Gil, Humberto Carrão, Diogo Almeida, além do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, do vice-governador, Geraldo Júnior, e do secretário de Cultura, Bruno Monteiro.
Caetano agradeceu a homenagem e participou do cortejo de cima do trio. Segundo ele, o afoxé representa a cultura de paz para o mundo inteiro.
"Nem sei como agradecer uma homenagem tão linda. Eu acho que os Filhos de Gandhy são uma das respostas que a Bahia através do Brasil tem que dar ao mundo contra a guerra, enfrentar o grande risco de guerra que o mundo está correndo", declarou.
O artista ainda levou o neto Benjamin, de 3 anos, para sair no Gandhy pela primeira vez.
Ao lado do amigo de longa data, Gil falou da relação próxima de afeto que construiu junto ao bloco. Na ocasião, o veterano cantou a música Filhos de Gandhi que compôs em homenagem à agremiação .
"É uma felicidade ouvir o netinho dele dizer: 'É a primeira vez que vou sair no Gandhy'. Eu agradeço a todos vocês. Obrigado, Bahia, a essa gente linda", afirmou.
O bloco segue com desfiles nesta segunda-feira, 12, no circuito Dodô (Barra-Ondina), e na terça-feira, 13, no circuito Osmar (Campo Grande).