Furdunço dá cor e cara de carnaval a Salvador, a 4 dias para início oficial da folia

A festa marca o início da folia momesca para muitos soteropolitanos e é reduto de fantasias inusitadas

23 fev 2025 - 21h34
(atualizado às 22h49)
Foto: Maria Clara Andrade/Terra

Se eu acordasse sem saber data e hora e fosse jogada nas ruas da Barra-Ondina neste domingo, 23, diria sem a menor dúvida que era carnaval. Apenas o percurso menor e ao contrário é que diferem o Furdunço do evento que começa oficialmente na quinta-feira, 27. A festa, que teve início em 2014, marca a largada para a folia momesca para muitos soteropolitanos.

Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra

Nesta edição, além dos artistas mais novos, nomes mais consolidados participaram do Furdunço, a exemplo de Filhos de Jorge e Pagodart, que saíram ainda no final da tarde. À noite, Daniela Mercury e BaianaSystem eram as atrações mais aguardadas.

Publicidade

Entre o público, no chão da avenida, não era um artista quem chamava mais atenção, mas um folião com uma fantasia pitoresca para o calor de 30ºC que fazia na capital baiana. César Marques, estudante de Educação Física, fez a alegria das crianças e dos adultos com sua fantasia de tigre, ou melhor, tigrinho.

César virou celebridade no asfalto
Foto: Maria Clara Andrade/Terra

Parecia uma celebridade. A cada dois passos, César parava para uma foto. “O importante é trazer a alegria do povo”, disse, ignorando o calor. Ele contou que comprou várias fantasias do tipo para ser voluntário em hospitais que atendem crianças com câncer. Enquanto esse plano não vai para frente, porém, em fevereiro os trajes já têm destino certo.

Apesar de não haver cordas nem blocos no Furdunço, muitos foliões quiseram curtir a festa em seus próprios grupos, fazendo bloquinhos particulares. 

Cristina Silveira e as amigas saem todos os anos fantasiadas no Furdunço
Foto: Maria Clara Andrade/Terra

É o caso de Cristina Silveira que, há anos, sai com o mesmo grupo de amigas fantasiadas. De longe, era possível avistar a multidão saída do Sítio do Pica-pau Amarelo, totalizando cerca de 30 pessoas. “Todo ano a gente faz uma enquete para ver do que a gente vai sair. Esse ano venceu a Emília”, contou. Os maridos e namorados as acompanharam vestidos de Visconde de Sabugosa. 

Publicidade

Paquitas da Xuxa, Power Rangers e até agentes do FBI que pareciam policiais mesmo participaram da folia. No meio da multidão, e sendo espremida nas pipocas, o pensamento me levava para próxima quinta. Se no Furdunço já está desse jeito, imagine o carnaval.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações