Os tradicionais blocos Bangalafumenga e Sargento Pimenta abrem pré-Carnaval gratuito na Praça Cívica do Memorial da América Latina, São Paulo, neste sábado (11). O Terra transmitirá o evento ao vivo a partir das 14h no sábado e continua no domingo, às 13h.
O Bangalafumenga abre o dia de folia com o tema “O Mundo Mágico de Banga”, que músicas brasileiras consagradas com arranjos especiais criados por seus músicos e bateria composta pelos 220 batuqueiros da oficina de percussão de São Paulo.
Na sequência, o Bloco do Sargento Pimenta, insere a música dos Beatles em diversos ritmos brasileiros, respeitando a personalidade original das canções, mas com uma roupagem sofisticada e uma bateria com cerca de 100 integrantes.
Bloco Bangalafumenga
O Banga, como é mais conhecido, nasceu como bloco de Carnaval no verão de 1998 no Rio de Janeiro. Para o Carnaval na Praça, conta com a presença de Rodrigo Maranhão (vocalista) e Thiago di Sabbato (guitarra), fundadores do Bloco, além de uma banda formada pelo compositor e cantor Hamilton Fofão no cavaquinho e voz, Gustavo Souza no trompete e Edy no Trombone.
A bateria é composta por 220 batuqueiros da Oficina de Percussão do Bangalafumenga, em São Paulo, com regência de Carlos Sant’anna, o Mestre Negão da Serrinha.
No repertório, músicas consagradas, com arranjos especiais criados pelos músicos do Banga: O Canto da Raça, Frevo Mulher, Anunciação, Vamos Fugir, Nós, Lourinha Bombril, Sina, Primavera, Sonífera Ilha, Zé do Caroço, Beija Flor, Preta Pretinha.
Bloco do Sargento Pimenta
O bloco foi criado em 2010 por um grupo de amigos que tinham duas paixões em comum: os Beatles e o Carnaval. Surgiu, então, a ideia de inserir a música do quarteto de Liverpool em diversos ritmos brasileiros. A banda, formada por guitarras, baixo, saxofone, trombone e trompetes, é acompanhada pela bateria com seus cerca de cem integrantes.
Com arranjos sofisticados, mas que respeitam a personalidade original das canções dos Beatles, o repertório do Sargento Pimenta, no Carnaval na Praça, inclui a ciranda "Yellow Submarine", o xote "Penny Lane", o ijexá "Twist And Shout", o samba reggae "Help!", o funk "A Hard Day's Night", o batidão "Ticket To Ride", as marchinhas "She Loves You" e "All My Loving", o baião "Can't Buy Me Love", o maxixe "Mother Nature Son", o samba "I Want ToHold Your Hand", a quadrilha "Here Comes The Sun" e o maracatu "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band".
Carnaval na Praça
Quando: 11 e 12 de fevereiro
Local: Praça Cívica – Memorial América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo.
Terminal Barra Funda: Metrô (linha 3 - vermelha) / Trem Barra Funda-CPTM (linha 8 - diamante)
Entrada: Gratuita
Classificação etária: Livre
Acesso para portadores de necessidades especiais: Portão 2
Entrada para público em geral: Portões 1 e 2
Banheiros Químicos: 130
Banheiros Químicos com acessibilidade: 5
Bares: 14 pontos fixos - proibida a venda de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos
Cartões aceitos: Visa, Master Card, Amex, Elo, Diners
Programação 11 de fevereiro - sábado, das 14h às 22h
14h: Concentração
14h30: Bloco Bangalafumenga
17h: Bloco do Sargento Pimenta
Intervalos de shows: DJs Rodrigo Bueno e Thaisa Samahá
Programação 12 de fevereiro - domingo, das 12h às 20h
12h: Concentração
13h30: Bloco Exagerado
16h30: Banda BaianaSystem
Intervalos de shows: DJ Thiagão, da festa Sexta Básica