A Polícia Civil de São Paulo adotou uma estratégia inusitada para combater crimes durante os blocos de Carnaval na cidade. Policiais fantasiados se infiltraram nos blocos para identificar a atuação de criminosos e em uma das ações, no domingo, 18, agentes vestidos de 'Chapolin Colorado' prenderam 4 integrantes de uma quadrilha.
O grupo furtava celulares em um bloco na Vila Mariana, mas foram surpreendidas pela 'astúcia' dos policiais. Ao todo, seis telefones foram apreendidos. Os criminosos foram levados para a delegacia e devem responder pelos crimes de furto e associação criminosa.
“Esse fator surpresa foi o que nos ajudou a prender os criminosos em flagrante, já que uma das grandes dificuldades do roubo de celular é justamente essa, devido à rapidez da ação desse crime”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), a Operação Carnaval terminou com 59 suspeitos de praticar crimes presos. Ao todo,189 celulares e quase 600 cartões bancários foram recuperados pelos agentes.
Conforme o balanço, entre os dias 9 e 14 de fevereiro, só na cidade de São Paulo, a Polícia Civil registrou 543 boletins de ocorrência relacionados a furtos e roubos de celulares durante os eventos de Carnaval. Na festa do ano passado, foram 1,3 mil delitos da mesma natureza, o que representa uma queda de 48% na comparação entre os dois anos.