Esse será o primeiro desfile de carnaval em nove anos que o bloco Ritaleena não fará homenagem à Rita Lee em vida. A musa inspiradora do bloco morreu em maio de 2023 e, por isso, a ideia do Ritaleena é pintar o nome da rainha do rock no céu. Com o tema "Rita Infinita - para pintar teu nome no céu", o Ritaleena faz seu tradicional desfile na zona oeste, no dia 3 de fevereiro.
O local do desfile também muda pela primeira vez por conta do aumento do público. No ano passado, mais de 50 mil foliões acompanharam o Ritaleena na Rua dos Pinheiros. Neste ano, endereço do bloco será na Avenida Paulo IV, entre a Praça Marcia Aliberti Mammana e a Avenida Sumaré, na altura do número 1.529.
Comandado por Alessa e Yumi Sakate, o Ritaleena traz versões carnavalescas dos principais sucessos da rainha do rock, que participava à distância da folia.
"Em todos os nossos desfiles, um amigo que a gente tem em comum com a Rita subia no desfile e ligava para ela. Ela dançava com a gente lá da casa dela, então foram nove anos de um carinho muito grande, nós fomos citadas por ela na autobiografia. Então o primeiro desfile sem ela vai ser muito emotivo pra gente e também um desafio, que é a sensibilidade que temos de ter agora que ela virou perfume", reflete Alessa.
O desfile terá elementos de identidade visual bastante focado na cor preta. A vocalista Alessa garante que não é um preto de luto, mas sim de noite, para combinar com o tema de 2024. Porém, também é uma cutucada à cidade de São Paulo.
"São Paulo ainda não homenageou a Rita Lee do jeito que ela precisa. Não tem uma rua, uma praça com o nome dela. Não fizemos isso ainda e precisamos fazer", reforça.
Alessa reforça que o carnaval é a maneira encontrada pelo bloco de fazer uma homenagem mais especial. "Temos algumas homenagens preparadas ao longo do desfile, vai ser muito emotivo".
O Ritaleena não sabe, ainda, se os filhos de Rita Lee, Beto, João e Antônio, marcarão presença na homenagem. "Eles costumam ir, mas não temos confirmação ainda. Eles sempre estiveram perto e a gente gosta de recebê-los com muito carinho", enfatiza Alessa.