Os censores chineses alteraram o final do recente filme de animação "Minions 2: A Origem de Gru" para liberar seu lançamento no país no última fim de semana.
Usuários das mídias sociais chinesas comentaram as mudanças, que deram um final moralista para o desenho animado americano.
De acordo com postagens e capturas de tela do filme compartilhadas no Weibo, uma plataforma semelhante ao Twitter, os censores colocaram um adendo no final, que explica que Wild Knuckles foi pego pela polícia e cumpriu 20 anos de prisão, enquanto Gru, co-conspirador de Wild Knuckles, "retornou para sua família" e "sua maior realização é ser o pai de três filhas".
Mas na versão que o resto do mundo viu, o filme termina com - SPOILER! - Gru e Wild Knuckles cavalgando juntos - após Wild Knuckles forjar a própria morte para evitar a captura pelas autoridades.
Vários comentaristas online zombaram do adendo, dizendo que se assemelhava a uma apresentação de slides.
A China impõe uma cota para o número de filmes estrangeiros que podem ser exibidos nos cinemas nacionais, e muitos filmes de Hollywood que são exibidos no país precisam se submeter à censura.
No ano passado, os espectadores chineses notaram que o final original do clássico filme de 1999 "Clube da Luta" foi alterado para exibição no site de streaming doméstico Tencent Video. Na versão chinesa, a polícia "rapidamente descobriu todo o plano e prendeu todos os criminosos, impedindo com sucesso a explosão da bomba" que explode prédios no final original.