Situado em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Retiro dos Artistas se tornou o lar de grandes nomes da televisão brasileira. Fundado em 1918, o espaço foi criado para oferecer apoio a profissionais do entretenimento em situações de vulnerabilidade. Com uma estrutura que inclui refeitório, teatro, biblioteca e muito mais, o Retiro proporciona conforto e qualidade de vida aos seus residentes.
O terreno de 15 mil metros quadrados foi uma doação do jornalista e empresário tcheco Frederico Figner, pioneiro da indústria fonográfica no Brasil. Atualmente, a presidência da instituição está nas mãos do ator Stepan Nercessian e a casa abriga 43 moradores, contando com doações e voluntariado para manter suas atividades. A reportagem do jornal O Globo revelou detalhes sobre a propriedade.
Diversas ações solidárias ajudam a manter o funcionamento do Retiro dos Artistas. A atriz Marieta Severo, por exemplo, doou material para a construção de três novas casas no local. Os atores Alanis Guillen e Emilio Dantas pintaram quadros para uma exposição leiloada cuja renda foi revertida para a instituição. Ainda, o músico Roberto Menescal fez um leilão de um show e uma guitarra em prol do espaço.
Atividades e estrutura do Retiro dos Artistas
No Retiro dos Artistas, os moradores recebem cuidados multidisciplinares de saúde física, mental e participam de atividades recreativas. São oferecidas aulas de atuação e dublagem, com possibilidade de apresentações teatrais e musicais, sessões de cinema, debates na biblioteca, exposições artísticas, bailes de dança, arteterapia e aulas de escrita.
As atividades são feitas com acompanhamento de profissional da área, para que os idosos tenham maior estímulo cognitivo e formem vínculos com os outros, consigo mesmos e com a comunidade.
Já a estrutura física do local conta com um refeitório, teatro, biblioteca, piscina, salão de beleza, capela e centro de fisioterapia, além dos quartos e áreas de convivência.
Atuais moradores do local
O Retiro dos Artistas é atualmente o lar de vários atores brasileiros reconhecidos. Veja alguns deles:
- Íris Bruzzi: Aos 89 anos, Íris Bruzzi, ex-vedete e conhecida por sua atuação em várias novelas, está tratando um princípio de Alzheimer.
- Leibovitch: Com 76 anos, o artista recentemente participou de "Elas por elas" e tem um extenso currículo na televisão.
- Silvio Pozatto: Visto em mais de 60 novelas, Pozatto chegou ao Retiro em 2022 após a evolução da doença de Parkinson.
- Rui Resende: Aos 85 anos, Resende é lembrado por seu papel em "Roque Santeiro" e vive na instituição desde 2019.
- Claire Digon: Moradora há 20 anos, Claire ainda realiza papéis na televisão e foi chamada para uma nova série na Record.
- Marcelino Buru: Ator e diretor teatral, Buru recentemente gravou uma participação na série "Pablo e Luisão".
- Sonia Zagury: Com 89 anos, Zagury se mudou para o Retiro em julho deste ano e sua última aparição na televisão foi em 2020.