A leitura é de grande importância para a aprendizagem. Os benefícios incluem o desenvolvimento da imaginação, criatividade, comunicação, aumento do vocabulário, conhecimentos gerais e senso crítico.
Foto: Lubos Houska por Pixabay
2 de 22
Através do livro, as pessoas conseguem aprender fatos importantes que já aconteceram ou ter a imaginação para vivenciar o que está sendo contado - e que envolve diversas categorias. Veja quais são os livros mais vendidos da história!
Foto: Flickr rjp
3 de 22
A Bíblia de Gutenberg foi o primeiro impresso após a invenção da prensa de tipos móveis. Uma edição completa tem 1.282 páginas, com texto em duas colunas, a maioria encadernada em dois volumes. Estima-se que tenham sido prensadas 180 cópias da Bíblia.
Foto: Reprodução do site segredosdomundo.r7.com
4 de 22
A Bíblia é o livro mais lido da história. A Sociedade Bíblica do Brasil estima que a obra já vendeu mais de 3,9 bilhões de exemplares, sendo traduzida em quase 3 mil idiomas. Depois da Bíblia, veja outros livros que estão entre os mais vendidos do mundo.
Foto: Domínio Público
5 de 22
"Dom Quixote", publicado em 1612, teve 500 milhões de cópias vendidas. A obra-prima foi escrita pelo espanhol Miguel de Cervantes e se tornou um marco na literatura espanhola.
Foto: Reprodução /Editora Penguin
6 de 22
O romance narra as aventuras de Dom Quixote, um fidalgo castelhano e seu fiel escudeiro, Sancho Pança, enquanto ele busca provar seu amor por Dulcineia de Toboso, uma mulher imaginária que ele idealiza como a mais bela e virtuosa de todas.
Foto: Domínio Público
7 de 22
"Um Conto de Duas Cidades" é do inglês Charles Dickens, um dos romancistas ingleses mais famosos do século XIX. A obra-prima foi publicada em 1859 e se passa na Revolução Francesa.
Foto: reprodução Amazon
8 de 22
A obra mostra os efeitos da Revolução Francesa na Inglaterra por meio de personagens românticos e mostra como a luta pela liberdade pode se tornar, ironicamente, a própria tirania. Foram vendidos cerca de 200 milhões da obra.
Foto: Domínio Público
9 de 22
"O Senhor dos Anéis", de J.R.R. Tolkien, foi lançado em 1954 e soma 150 milhões de cópias vendidas. A história virou filme e o sucesso é tanto que mais uma sequência será lançada em 2026.
Foto: Divulgação/ Martins Fontes
10 de 22
A obra-prima narra a emocionante aventura de um grupo em uma hostil Terra-Média, onde diferentes raças travam guerra com Sauron, o Senhor Sombrio, que deseja ter novamente o domínio do Um Anel.
Foto: Divulgação
11 de 22
"O Pequeno Príncipe", escrito por Antoine de Saint-Exupéry, foi lançado em 1943 e teve mais de 142 milhões de cópias vendidas.
Foto: reprodução Editora Agir
12 de 22
A obra-prima narra a história de um príncipe explorador, que viaja entre sete planetas para compreender significados maiores para sua vida, como amizade, amor, sabedoria, solidão e outros.
Foto: Divulgação / Paramount Pictures
13 de 22
"Harry Potter e a Pedra Filosofal", de J.K. Rowling , foi lançado em 1997. A história de um jovem bruxo que sobreviveu após uma tragédia familiar durante a sua infância virou um filme de sucesso e até parque na Disney.
Foto: reprodução do Site IMDB
14 de 22
Ao crescer, ele é levado para a escola de Hogwarts, onde aprimora suas habilidades, faz amigos e descobre que seus traumas serão essenciais para determinar o futuro de todos. A obra-prima tem mais de 107 milhões de cópias vendidas. E abriu caminho para as sequências tanto na literatura como no cinema.
Foto: - Divulgação
15 de 22
"E Não Sobrou Nenhum", da escritora Agatha Christie, foi lançado em 1939 e teve 100 milhões de cópias vendidas. A obra-prima é considerada um tesouro do romance policial.
Foto: reprodução GloboLivros
16 de 22
A história é narrada em uma ilha isolada, onde existe apenas uma mansão e convidados suspeitos de crimes. O público é chamado para participar de um intenso jogo de detetive.
Foto: Franker wikimedia commons
17 de 22
"O Sonho da Câmara Vermelha", escrito pelo chinês Cao Xueqin no século XVIII, é um dos quatro grandes romances clássicos da China, e teve 100 milhões de cópias vendidas.
Foto: Divulgação
18 de 22
A obra narra um drama sobre o destino de uma família, que se destina a tratar de temas como a juventude, psicologismo e laços familiares de forma memorialística.
Foto: Yongxinge wikimedia commons
19 de 22
"Ela, a Feiticeira", do escritor inglês Henry Haggard, foi lançado em 1887, teve 100 milhões de cópias vendidas. A obra conta as aventuras de um professor e seu pupilo que viajam para uma região remota da África.
Foto: Divulgação
20 de 22
No local, encontram uma feiticeira chamada Ela, líder do reino perdido de Kôr e capaz de exigir uma obediência surreal por parte da civilização.
Foto: Domínio Público
21 de 22
"O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" foi escrito pelo britânico C. S. Lewis em meados da década de 40. Porém, sua publicação só aconteceu em 1950. Essa obra foi traduzida em 41 idiomas e soma 85 milhões de cópias vendidas.
Foto: Divulgação
22 de 22
A obra narra a história de quatro irmãos que, ao fugirem dos bombardeios em Londres na 2° Guerra Mundial, chegam à casa de um professor que mora no campo e descobrem uma passagem secreta para um mundo fantástico.