Hoje, dia 28 de junho, é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIA+, e, para comemorar essa data tão importante, que tal assistir a um filme que trate sobre essa comunidade?
Existem várias produções audiovisuais que, além de divertirem, trazem representatividade e reflexões muito importantes sobre temas como sexualidade, gênero e o preconceito em relação a isso.
Além disso, vários desses filmes estão disponíveis nas plataformas de streaming, então fica bem fácil de assistir, viu? Confira a seguir algumas dessas opções de longas para assistir no Dia do Orgulho LGBTQIA+:
Me Chame Pelo Seu Nome — Netflix
Se você ainda não conferiu esse filme desde foi lançado em 2017, então agora pode ser o momento perfeito para assisti-lo. Em "Me Chame Pelo Seu Nome", o jovem Elio está passando o verão na casa de seus pais na Itália, onde ele conhece Oliver, um acadêmico que está ajudando o seu pai com uma pesquisa. A partir daí, surge uma história de romance e descoberta que vale a pena conferir. E aí, ficou com vontade de assistir?
Moonlight: Sob a Luz do Luar — HBO Max
"Moonlight: Sob a Luz do Luar" conta a história de autoconhecimento de Chiron, um jovem negro e gay morador de uma comunidade pobre em Miami. O filme divide a narrativa em três fases da vida do personagem, então é possível acompanhar diferentes momentos da sua história. E, se você ainda não se convenceu a assistir a esse longa, vale lembrar que ele venceu como Melhor Filme no Oscar 2017!
Carol — Amazon Prime Video
Com um elenco cheio de estrelas como Cate Blanchett, Rooney Mara e Sarah Paulson, "Carol" se passa nos anos 50 e conta a história de duas mulheres que se conhecem na loja de departamentos onde uma delas trabalha e se apaixonam. Além de ter sido indicado a seis categorias do Oscar 2016, o filme foi muito elogiado pela crítica e pelo público na época de seu lançamento. Vale a pena conferir, não é mesmo?
Com Amor, Simon — Star+
"Com Amor, Simon" conta a história de um garoto de 17 anos que ainda não contou para sua família e amigos que é gay e acaba se apaixonando por um colega de escola. Repleto de clichês românticos que, quem gosta de filmes de romance ama, o longa é daqueles de deixar o coração quentinho e talvez até fazer chorar em alguns momentos!
Revelação — Netflix
E tem produção para quem curte documentários também! Em "Revelação", entrevistas com várias pessoas trans e não-binárias de Hollywood mostram como a representação das pessoas trans na mídia mudou ao longo dos anos, explicando como certos tipos de representação foram muito prejudiciais para a comunidade no passado e como isso pode ser melhorado no futuro. Muito interessante, né?
E aí, curtiu as opções listadas? Todos os filmes são produções que valem a pena ser assistidos no Dia do Orgulho LGBTQIA+, com potencial de se tornar uma de suas produções favoritas, viu? <3