Começou hoje (14) o Festival de Cannes 2024. Trata-se da 77ª edição do maior e mais tradicional festival de cinema do mundo, realizado anualmente na França. É dali que saem alguns dos filmes dos quais ouviremos falar durante o ano inteiro, até a conclusão da temporada de premiações no Oscar 2025.
A seleção oficial do Festival de Cannes é composta pela mostra principal, de onde é escolhido o vencedor da Palma de Ouro, e algumas mostras paralelas, como a Semana da Crítica e a Quinzena dos Realizadores. Além disso, há alguns filmes exibidos fora de competição, como é o caso de 'Furiosa', que usa o festival como uma vitrine para o seu lançamento nos cinemas, no próximo dia 23.
Considerando a importância do evento, listamos 10 filmes nos quais todo cinéfilo deve ficar de olho nos próximos dias! O Festival de Cannes 2024 vai até 25 de maio.
Megalopolis
O aguardado retorno de Francis Ford Coppola tornou-se um evento ainda mais emocionante após a morte de sua esposa e colaboradora de longa data, Eleanor. Aos 85 anos, o diretor de 'O Poderoso Chefão' retorna com a história de uma Nova York destruída, e dois homens que se unem para tentar reconstruí-la.
Furiosa: Uma Saga Mad Max
O derivado de 'Mad Max: Estrada da Fúria' traz Anya Taylor-Joy no papel que foi de Charlize Theron no filme anterior; ambientada antes dos eventos do longa de 2025, a nova aventura de George Miller conta a história de quando a jovem Furiosa cai nas mãos de uma gangue de motoqueiros liderada pelo senhor da guerra Dementus; estreia no Brasil em 23 de maio.
Motel Destino
O brasileiro Karim Aïnouz (A Vida Invisível, Firebrand) volta a Cannes em sua sexta participação, desta vez com um thriller erótico. Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.
Kinds of Kindness
O grego Yorgos Lanthimos apresenta seu próximo filme depois de 'Pobres Criaturas'. Novamente com Emma Stone e Willem Dafoe, o filme conta três histórias distintas, em torno de um homem que tenta assumir o controle de sua própria vida, um policial cuja esposa parece uma pessoa diferente e uma mulher que procura alguém com uma habilidade especial.
The Apprentice
O diretor iraniano-dinamarquês Ali Abassi, do polêmico 'Holy Spider', apresenta um filme sobre Donald Trump. Sebastian Stan interpreta o empresário e ex-presidente americano, em uma trama que examina a sua carreira nas décadas de 1970 e 1980.
Oh, Canada
Paul Schrader reúne Jacob Elordi, Richard Geme e Uma Thurman para contar a história do documentarista Leonard Fifea, clamado diretor americano que se muda para o Canadá durante a Guerra do Vietnã para evitar o serviço militar.
Bird
Barry Keoghan é um dos protagonistas do novo filme da diretora Andrea Arnold, uma das cineastas mais distintas das últimas décadas. Oito anos após seu último longa-metragem, ela traz a história de Bailey, uma jovem de 12 anos entrando na puberdade que vive com o pai e o irmão.
Rumors
Certamente o filme mais experimental da lista, e estrelado por Cate Blanchett, Alicia Vikander e Charles Dance, acompanha os líderes dos sete países mais ricos do mundo, que se perdem na floresta à noite enquanto estão reunidos para o Summit G7.
A Queda do Céu
Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha levam a Cannes uma espécie de adaptação do livro homônimo ao filme, do xamã Yanomami Davi Kopenawa e do antropólogo francês Bruce Albert. O documentário é centrado na festa Reahu, ritual funerário e a mais importante cerimônia dos Yanomami, e segue três eixos fundamentais do livro: Convite, Diagnóstico e Alerta.
Baby
Após o badalado 'Corpo Elétrico', Marcelo Caetano participa da Semana da Crítica com o filme que conta a história de Wellington, um jovem à deriva nas ruas de São Paulo após ser liberado do centro de detenção para jovens. Em uma visita a um cinema pornô, ele conhece Ronaldo, um garoto de programa que o ensina novas formas de sobreviver.