Quem gostou da trilogia original de O Senhor dos Anéis deve se lembrar muito bem da tragédia de Smeagol, a história que explica como o personagem de Andy Serkis acabou se tornando Gollum. O Anel foi capaz de corromper o pobre Smeagol, fazendo com que ele assassinasse seu primo Déagol durante uma tranquila tarde de pesca. Anos mais tarde, ele também tentaria trair Frodo Bolseiro mais de uma vez, na ânsia de recuperar a joia que um dia foi sua. "O precioso" foi capaz de amaldiçoar e consumir sua vida, mas O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder quer que você saiba mais sobre suas origens.
A série não explorará a história de Sméagol em profundidade, mas apresentará pela primeira vez os Fortes, a raça de Halflings que viveu no Condado ao lado dos Pés-Peludos e dos Lobos, muito antes da existência de hobbits como Frodo (Elijah Wood) e Sam. A 1ª temporada já apresentou os Pés-Peludos, que têm personagens importantes como Elanor "Nori" Brandipie (Markella Kavenagh).
Agora, a 2ª temporada mostrará como os peludos migrarão para a região desértica de Rhûn, onde se reunirão com seus "primos distantes", os Fortes. Essa comunidade será liderada por Gundabel (Tanya Moodie), que explicará a eles que decidiram abandonar a vida nômade de uma vez por todas. "Os ancestrais dos Fortes já foram nômades. Com o passar dos anos, nos estabelecemos e essa se tornou noss…
O Senhor dos Anéis: Estes personagens podem aparecer no filme de Gollum