Para Richard Attenborough, a jornada de Gandhi começou em 1962, quando recebeu um telefonema de Motilal Kothari. Membro do Alto Comissariado Indiano em Londres, Kothari estava determinado a encontrar um produtor que pudesse fazer um grande filme baseado na vida do tão querido líder espiritual e político, Mohandas K. Gandhi.
Depois de ler apenas 48 páginas da biografia do Mahatma, Richard Attenborough decidiu que não só produziria o projeto e iria fazer isso acontecer - acabara de criar uma estrutura independente com alguns amigos da comunidade cinematográfica britânica para esse fim - como também seria ele mesmo o diretor do filme.
No entanto, o cineasta levou 20 anos para conseguir dar vida a esta extraordinário cinebiografia, premiada com oito Oscars, incluindo um concedido ao fabuloso Ben Kingsley por sua atuação, grande figura do teatro britânico, que concordou em interpretar o papel principal de Gandhi depois de passar 37 anos nos palcos.
Se Gandhi fez história, não foi apenas pela merecida conquista do Oscar. Mas também graças a uma cena absolutamente incrível, que abre o filme de Richard Attenborough: o funeral de Gandhi. Uma cena filmada em Rajpath, Nova Deli, capital da Índia.
Se você nunca viu, aqui está a cena do funeral:
Esta cena, com apenas 2 minutos de duração, chegou a entrar no Guinness Book of Records. A produção recrutou 100 mil figurantes, mas ainda não foi suficiente.
Depois de fazer anúncios no rádio, na rua através de alto-f…
Morre aos 90 anos o ator e diretor Richard Attenborough, de Jurassic Park e Gandhi