A indústria cinematográfica da Coreia do Sul é uma das maiores da Ásia e tem ganhado destaque nos últimos tempos com a produção de doramas e k-dramas. No entanto, não só de K-drama o entretenimento sul-coreano vive: o país também é o lar de diversos filmes premiados, como "Decisão de Partir" e "Parasita", que conquistaram reconhecimento internacional. Além destes, diversas outras obras compõem a lista de sucessos entre os críticos. A seguir, confira algumas delas!
Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra
1. Decisão de Partir (2022)
Lançado em 2022, "Decisão de Partir" é um dos filmes favoritos entre a crítica especializada. A obra marcou o retorno do diretor Park Chan-wook ao Festival de Cannes, premiado como Melhor Diretor por seu trabalho no filme.
O enredo gira em torno da vida do detetive Hae-Jun (Park Hae-il) durante a investigação de um possível assassinato. As coisas se complicam quando ele começa a se envolver com Seo-Rae (Tang Wei), a viúva e suspeita do crime.
Outros prêmios: Blue Dragon Film Award (Melhor Filme), Asian Film Awards (Melhor Roteiro) e Grand Bell Award (Melhor Filme).
Onde assistir: YouTube, Google Play Filmes e TV e Prime Video.
2. Parasita (2019)
Vencedor do Oscar em 2020, "Parasita" é o primeiro longa não falado em inglês a ganhar a estatueta como Melhor Filme. Dirigido por Bong Joon-ho, o longa-metragem retrata as ações de uma família pobre que manipula uma família rica para arrumar emprego. A partir de planos e mentiras, eles conseguem se infiltrar na mansão luxuosa dos afortunados. No entanto, a casa é cercada de mistérios, os quais eles precisam desvendar.
Outros prêmios: SAG Awards (Melhor Elenco de Filme), Globo de Ouro (Melhor Filme Estrangeiro), Palma de Ouro no Festival de Cannes e Oscar (Melhor Roteiro Original).
Onde assistir: Max, Telecine e Prime Video.
3. Em Chamas (2018)
Um dos suspenses mais aclamados entre os sul-coreanos, "Em Chamas" recebeu dezenas de prêmios em diversos festivais pelo mundo, com destaque para o prêmio de crítica do Festival de Cannes. A obra, dirigida por Lee Chang-dong, narra a história do jovem Jong-su, um aspirante a escritor que leva uma vida solitária até reencontrar Hae-mi, uma amiga de infância.
Por meio dela, ele conhece um homem misterioso e rico, que tem um hobby secreto. Conforme a relação entre os três se desenvolve, Jong-su começa a desconfiar do novo amigo, especialmente após o desaparecimento de Hae-mi. A narrativa explora a desigualdade social e reflete sobre a realidade dos jovens sul-coreanos.
Outros prêmios: National Society of Film Critics Award (Melhor Ator), Saturn Award (Melhor Filme Internacional), Asian Film Award (Melhor Diretor) e Grand Bell Awards (Melhor Filme).
Onde assistir: Prime Video.
4. O Motorista de Táxi (2017)
Baseado em fatos, "O Motorista de Táxi" conta a história do motorista de táxi Kim Man-Seob (Song KangHo), que luta para sustentar sua filha se envolvendo nos eventos da Revolta de Gwangju. O filme tem 2 horas de duração, mas vale cada segundo. Não à toa, levou 16 troféus em diferentes premiações, incluindo Melhor Filme nos festivais Buil Film Awards e Grand Bell Awards e Melhor Fotografia no Asian World Film Festival.
Outros prêmios: Blue Dragon Film Award (Melhor Ator, Melhor Música e Melhor Filme).
Onde assistir: YouTube, Google Play Filmes e TV e Prime Video.
5. A Vilã (2016)
Dirigido por Jung Byung-gil, "A Vilã" narra a história de Sook-hee (Kim Ok-bin), uma assassina impiedosa que busca vingança pelo assassinato do seu pai. O filme tem cenas de ação intensas e coreografias espetaculares, e não é por acaso que ganhou o prêmio do Grand Bell Award de Melhor Cinematografia. Além disso, está presente nos destaques positivos no Rotten Tomatoes com 85% de aprovação.
Outros prêmios: Grand Bell Awards (Melhor Efeito Visual) e Blue Dragon Film Award (Prêmio Técnico).
Onde assistir: YouTube, Google Play Filmes e TV e Prime Video.