São muitos os filmes de terror que fizeram história no cinema. Seja por apresentarem um enredo repleto de sustos e violência, ou por mostrarem ao mundo vilões icônicos, dos quais basta olhar para eles que o medo aparece.
E em cima desse sucesso, foram muitas as empresas do mundo dos videogames que lançaram adaptações baseadas em longas de terror. A ideia era usar a popularidade dessas franquias aterrorizantes, para impulsionar a venda de seus jogos. Entretanto, foram poucas as que obtiveram êxito nessa empreitada.
Baseado nisso, hoje o Voxel traz uma lista com os principais filmes de terror que ganharam versões para videogames. Confira!
1. O Massacre da Serra Elétrica
O primeiro game da nossa lista é também o mais recente. The Texas Chain Saw Massacre é um jogo inspirado nos filmes originais de uma das franquias mais famosas de terror. Nele, os jogadores devem se dividir em dois grupos, o de sobreviventes e o de assassinos, em uma jogabilidade de "Caça ao rato" que ficou popular em jogos como Dead by Daylight, que por sua vez também já recebeu o vilão Leatherface como personagem de um DLC.
No game, o grupo de sobreviventes precisa realizar uma série de tarefas para fugir da mansão dos temíveis canibais. Para isso, devem agir em conjunto e de forma sorrateira, para não chamar atenção. Já os jogadores que controlam os vilões, devem ficar atentos a sons e outros sinais para descobrir a localização de cada uma das vítimas, e acabar com elas antes que escapem.
2. Sexta-feira 13
A franquia, que é uma das referências no gênero de terror, ganhou dois games ao longo da história. O primeiro deles, Friday The 13th, foi lançado em 1989 para o Nintendo 8 bits. Na época, o jogo chamou muita atenção por apresentar uma jogabilidade diferenciada que alternava em confrontos cara a cara com o vilão Jason, e fugas e combates contra outras criaturas.
Já Friday the 13th: The Game foi lançado em 2017 como uma cópia de Dead by Daylight. Isso porque a sua jogabilidade era praticamente a mesma, com a presença de Jason em diferentes versões, cada uma baseada em um filme da saga. Entretanto, o jogo não teve uma boa recepção da crítica e do público, ao ponto de ter as suas vendas encerradas este ano.
3. Hora do Pesadelo
Freddy também ganhou um jogo no final dos anos 80 e começo dos anos 90. A Nightmare on Elm Street foi lançado exclusivamente para Nintendo 8 bits em 1990, ano em que o quinto filme da saga chegava aos cinemas. O game de plataforma 2D colocava o jogador no controle de um personagem que precisava encarar mundos criados pelo vilão nos sonhos de suas vítimas.
Apesar de não ter recebido outros jogos, Freddy Krueger fez algumas aparições em títulos consagrados. Além de também ter sido um personagem do game Dead by Daylight, o vilão foi um dos lutadores do game Mortal Kombat 9, chegando em um DLC junto com outros personagens.
4. Tubarão
Um dos primeiros filmes de terror a ganhar um game foi Tubarão, de Steven Spielberg. Chamado de Jaws (nome original do longa), ele trazia uma jogabilidade 2D, onde era preciso nadar em meio a criaturas marinhas, em busca do temível grande tubarão-branco. Para isso, você devia visitar diversas regiões, seguindo pistas que levavam ao inimigo principal.
Já em 2006, Jaws Unleashed foi lançado para PS2, Xbox e PC. Nele, você assumia o controle do temível tubarão-branco que, depois de ter sido sequestrado, agora precisa fugir do seu cativeiro. Por fim, Jaws: Ultimate Predator chegou ao Nintendo 3DS e Wii em 2011, e trazia uma versão mais poderosa do animal, com direito a combo de golpes e habilidades especiais.
5. Jogos Mortais
Uma das franquias de terror mais recentes, Jogos Mortais também ganhou dois games. Ambos foram desenvolvidos pela Konami, com o intuito de surfar na popularidade dos filmes. O primeiro foi lançado em 2009 para PS3 e Xbox 360, e colocava o jogador na pele de um personagem que deveria sobreviver às armadilhas do temível Jigsaw.
Já Saw 2: Flesh & Blood chegou menos de um ano depois, em um enredo que servia como uma espécie de expansão do primeiro. Entretanto, por conta de mudanças drásticas na jogabilidade, e que não agradaram o público e a crítica especializada, o jogo foi um fracasso, enterrando a franquia para sempre.
6. Bruxa de Blair
O longa que popularizou o gênero "falso documentário" entrou para a história como uma das maiores bilheterias da época. Logo chamou a atenção da indústria dos games, que lançou não só um, mas três filmes baseado na história do longa. Eles se passavam no ano de 1946, e contavam como surgiu a lenda da famosa bruxa da região. Entretanto, todos os três foram um fracasso, muito por conta de uma jogabilidade travada e gráficos aquém mesmo para a época.
Em 2019, Blair Witch foi anunciado de surpresa durante a E3 daquele ano. O filme trazia um enredo que se passava em 1996, ou seja, três anos antes da história do filme, e mostrava um pai adentrando a floresta em busca de seu filho desaparecido. Essa versão foi bastante elogiada, principalmente pela mídia especializada, ao ponto de considerar o jogo como um dos melhores do gênero naquele ano.
7. A Morte do Demônio / Uma Noite Alucinante
Outra franquia icônica de terror que ganhou diversos jogos foi Evil Dead. Popularmente conhecida no Brasil como A Morte do Demônio e Uma Noite Alucinante, a saga ganhou seu primeiro game em 2000 com Evil Dead: Hail to the King. Lançado para PSOne e PC, o game trazia um sistema de câmera fixa, similar a de jogos como Resident Evil, e um enredo baseado no primeiro filme da saga.
Já Evil Dead Regeneration e Evil Dead: Hail to the King foram lançados para a geração 128 bits, Xbox e PS2, e traziam uma história totalmente original, mas com a presença do protagonista Ash. E por fim, Evil Dead: The Game foi lançado em 2022 e também traz uma jogabilidade nos moldes de Dead by Daylight, onde você e outros jogadores devem se unir para sobreviver aos ataques de criaturas do inferno.
E na sua opinião, qual foi o melhor jogo baseado em um filme de terror? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!