O terror "A Substância", que conquistou a audiência, a crítica e virou até meme nas redes sociais, já tem data para chegar às plataformas de streaming. O longa dirigido pela cineasta francesa Coralie Fargeat chega à MUBI ainda este mês, com estreia marcada para o dia 31 de outubro.
Vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes 2024, "A Substância" acompanha a atriz Elisabeth Sparkle (Demi Moore), que de repente é demitida de seu programa de TV fitness pelo repulsivo executivo-chefe do estúdio, Harvey (Dennis Quaid), que deseja uma mulher mais nova para o cargo.
Diante deste baque em que sente o peso de ver a juventude ir embora, Elisabeth é atraída pela oportunidade oferecida por uma nova droga misteriosa: A SUBSTÂNCIA. Basta apenas uma injeção e ela renasce, temporariamente, como a deslumbrante e jovem Sue (Margaret Qualley).
A única regra é: elas precisam trocar de lugar a cada sete dias para nada dar errado.
Utilizando o terror para fazer uma crítica ao culto ao corpo e aos padrões de beleza, "A Substância" é uma fábula sobre o exagero de procedimentos estéticos e a eterna busca por perfeição. Na crítica, o 8 destacou:
"A Substância" passa longe de ser uma fábula empoderadora do pós #MeToo, em que se encaixa toda uma leva de filmes com mulheres redefinindo seu próprio espaço diante da câmera do modo que desejam. Longe disso, trata-se de um body horror desconfortável que vai elevando o nível e se transformando até o ponto de não-retorno, desafiando o público a permanecer na história enquanto provoca cada um a refletir o que realmente entende e espera de narrativas feministas.