'Achei que tinha pecado demais depois de três anos de Vani', diz Fernanda Torres

A atriz atuou como Vani na série de comédia brasileira 'Os Normais' muito antes de protagonizar 'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles

5 dez 2024 - 14h24
None
None
Foto: Fernanda Torres em 'Os Normais' e 'Ainda Estou Aqui' (Fotos: Reprodução) / Rolling Stone Brasil

Fernanda Torres refletiu sobre seu papel em Ainda Estou Aqui, filme dirigido por Walter Salles, em conteúdo exclusivo publicado pela produtora VideoFilmes. 

No vídeo, a atriz relembrou conversa com a produtora Daniela Thomas. "Um dia, o Walter me liga e fala: 'Vamos tomar um café, queria conversar'. Eu achei que ele ia me chamar para escrever alguma coisa, porque eu também achei que, quanto mais para o Walter,eu já tinha pecado demais depois de três anos de Vani, cinco anos de Tapas & Beijos,que a minha carreira como atriz, num filme do Walter,já estava sepultada, entendeu?". 

Publicidade

A atriz atuou como Vani em Os Normais (2001-2003) no início dos anos 2000 e viveu Fátima em Tapas & Beijos (2011-2015). Ela continuou: "E aí o Walter me chama, e isso perto da cópia recuperada do Terra Estrangeira, que eu fui ver no cinema. E quando eu saí, eu abracei ele, tão emocionada, assim, porque o Terra nos fundou".

Salles e Thomas dirigiram o filme de 1995 estrelado por Torres. Terra Estrangeira foi restaurado e exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2021. 

No Terra Estrangeira, o Walter descobriu como é que ele gostava de filmar. E eu dei aquele abraço emocionado no Walter, e pouco tempo depois, dali a duas semanas, ele me chama para meio que recuperar aquela pessoa que eu era lá atrás.

Antes de interpretar Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui, Torres esteve em filmes como A Mulher Invisível (2009), Saneamento Básico, o Filme (2007) e Casa de Areia (2005), dirigido pelo próprio marido, Andrucha Waddington: "O último filme que eu tinha feito assimtinha sido o Casa de Areia, de 2006, sei lá,quase 20 anos atrás, eu não trabalhava com uma matéria de cinema sensível".

"Aí fui ler, um roteiro muito sensível,com cenas que você não costuma encontrar em roteiro,e que ainda fazia uma ponte depois para o Brasil de agora.Foi uma experiência meio funda, sabe?De muito tempo, pelo tempo que demoroue pela dificuldade que foi", continuou.

Publicidade

Torres também mencionou a mãe, Fernanda Montenegro, que interpreta Eunice em seus últimos anos de vida: "E ainda, junto com isso, tem o negócio da minha mãe,que é: eu e a mamãe, de vez em quando,a gente faz umas coisas juntas, sabe?E costumam ser coisas especiais. É estranho,bem estranho".

E esse filme, eu sinto que é um filme da minha maturidade, sabe? Como atriz mesmo, assim. E espero que a gente tenha sido digno dela, sabe? Da história dessa mulher. Que a gente não tenha traído ela, sabe? Com melodrama barato.

Sobre Ainda Estou Aqui

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens PaivaAinda Estou Aquié ambientado no Rio de Janeiro, no início dos anos 1970, em meio à ditadura militar, e conta a história de Eunice, mãe de cinco filhos, que se envolve em uma busca infindável pela verdade após o seu marido, Rubens, ser levado por policiais à paisana e desaparecer.

Rolling Stone Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se