Representante brasileiro por uma vaga no Oscar 2025, Ainda Estou Aqui estreia hoje (7) nos cinemas. O longa-metragem é dirigido pelo conceituadíssimo Walter Salles, e adapta para as grandes telas um livro homônimo publicado em 2015 por Marcelo Rubens Paiva.
Para quem não conhece, o livro de Paiva tem origem autobiográfica, baseado na vida do autor e também de seus pais: Rubens e Eunice. A família Paiva foi responsável por momentos significativos na história brasileira, lutando por direitos básicos em uma época onde o país se via assolado pela Ditadura Militar.
MARCELO RUBENS PAIVA SOFREU UM GRAVE ACIDENTE
Em dezembro de 1979, mais especificamente aos 20 anos, um acidente marcaria para sempre a vida de Marcelo Rubens Paiva: ao saltar de uma pedra durante uma festa, ele bateu a cabeça no fundo de um raso lago e fraturou uma vértebra, ficando tetraplégico. À época, Marcelo cursava engenharia agrícola na Unicamp, abandonando o curso por conta da fatalidade.
"A Unicamp sempre esteve na minha fantasia, como o lugar em que eu fui muito feliz e, por outro lado, como o lugar em que eu sofri uma tragédia, a pior da minha vida, que mudou minha vida. A tragédia não foi exatamente na Unicamp, foi na Rodovia dos Bandeirantes, em um lago que existe até hoje em um s…
Ainda Estou Aqui: Quem foi Rubens Paiva, deputado federal interpretado por Selton Mello no filme?
Antes do Oscar, Ainda Estou Aqui já ganhou outros prêmios: Fernanda Torres foi o grande destaque