Alec Baldwin enfrenta julgamento após disparo acidental que matou diretora

Começou o julgamento do ator Alec Baldwin, por homicídio culposo. Em 2021, a diretora Halyna Hutchins morreu por um disparo acidental na gravação do filme Rust

9 jul 2024 - 23h23
(atualizado em 10/7/2024 às 10h20)
Foto: Divulgação/El Dorado Pictures / Canaltech

Em 2021, um disparo acidental durante as gravações do filme Rust tirou a vida da diretora de fotografia Halyna Hutchins. Nesta terça (9), o ator Alec Baldwin, que segurava a arma, foi a julgamento por homicídio culposo. O ator já tinha comparecido em uma audiência preliminar na segunda-feira (8) em um tribunal de Santa Fé, em Novo México (EUA). A previsão é que o julgamento dure cerca de dez dias.

Baldwin pode ser enviado para a prisão e cumprir pena de até 18 meses se for considerado culpado. Desde o ocorrido, o ator declarou que o revólver disparou sozinho, e ele não puxou o gatilho.

Publicidade

No entanto, segundo o FBI, a arma não teria sido disparada sem que o gatilho fosse puxado, o que fez com que os promotores estaduais entrassem com acusações de que Baldwin estava mentindo sobre o gatilho.

Em janeiro deste ano, o ator foi indiciado pelo grande júri de Santa Fé. A produtora Hannah Gutierrez, responsável pela arma cenográfica utilizada durante a gravação do filme, foi considerada culpada de homicídio culposo pelo júri de Santa Fé, por carregar por engano uma munição real.

Alec Baldwin será julgado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar (Imagem: Gage Skidmore/Wikimedia Commons)
Foto: Canaltech

Já em abril, Gutierrez foi condenada à pena máxima de 18 meses de prisão. Sob o argumento do júri, ela não demonstrou arrependimento.

Os advogados de Baldwin pediram que a juíza arquivasse as acusações, alegando que os promotores fraudaram o grande júri contra o ator. Segundo a equipe jurídica do ator, o FBI danificou a arma em testes periciais e os promotores esconderam evidências. No entanto, a juíza responsável (Marlowe Sommer) negou os pedidos.

Publicidade

O acidente

O caso aconteceu em 21 de outubro de 2021: durante a gravação de uma cena do filme Rust, a diretora de fotografia Halyna Hutchins foi atingida no peito pelo disparo. Ela foi transportada de helicóptero da cena até um hospital em Albuquerque, onde foi declarada morta.

O diretor Joel Souza também foi atingido pelo tiro e acabou ferido (no ombro). Ele também foi para o hospital, mas recebeu alta. O diretor de Rust disse às autoridades por meio de seu depoimento que Alec Baldwin estava praticando sacar a arma quando ela foi disparada.

Fonte: Reuters (1, 2)

Trending no Canaltech:

Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações