O ator Alec Baldwin, de 64 anos, vai responder criminalmente pela morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins no set de filmagem de Rust, em 2021, e será formalmente acusado de homicídio culposo.
A acusação foi divulgada nesta quinta-feira, 19, pelas promotoras do condado de Santa Fe, no estado norte-americano do Novo México, onde ocorreu o crime. A armeira-chefe do filme, Hannah Gutierrez-Reed, também irá responder pela morte de Hutchins. A pena máxima para o crime é de 5 anos, caso ambos sejam condenados.
O crime
Em outubro de 2021, Halyna Hutchins e o diretor Joel Souza foram baleados durante ensaio de uma das cenas do longa Rust. O responsável pelo disparo foi o ator Alec Baldwin, que também estrelava e era um dos produtores do filme. A bala feriu Souza, mas provocou ferimento fatal em Hutchins, que faleceu aos 42 anos de idade.
Negligência
Alec sempre negou qualquer irregularidade no set, insistindo que tudo o que fez foi seguir as instruções durante um ensaio em que estava praticando como posicionar a pistola para uma cena enquanto o diretor Joel Souza e Halyna descobriam os ângulos da câmera. A arma cenográfica não deveria conter muniççao real. O ator afirma que foi informado de que a arma estava "fria", um termo da indústria que significa que era segura para usar, e que ele não puxou o gatilho. Ele processou membros da equipe por negligência.
Com informações do TMZ.