Alien: Romulus, o próximo filme da franquia Alien, chega em breve aos cinemas brasileiros. E embora não se saiba muito sobre o enredo do longa-metragem dirigido por Fede Álvarez, o título tem uma explicação dentro do universo. Mesmo que não seja, exatamente, muito óbvia.
Os títulos das parcelas da franquia Alien foram ficando cada vez mais sutis, saindo do autoexplicativo, até Alien - A Ressurreição (1997) se referir ao fato de a heroína original da franquia, Ellen Ripley (Sigourney Weaver), ter sido revivida por clonagem após Alien 3 (1992).
Prometheus (2012), por sua vez, recebeu o nome do mítico Titã que presenteou a humanidade com fogo. Isso se alinhou metaforicamente com a trama. O significado de Alien: Covenant (2017) também foi revelado pelo próprio filme: esse era o nome da nave que levou os personagens à ruína. Agora, é a vez de Alien: Romulus. E a partir de seu trailer, já é possível entender a referência do título, mesmo que o enredo do filme permaneça obscuro.
Um pouco de mitologia romana
"Romulus" é o nome de um laboratório científico na trama, e pode ser visto no trailer de Alien: Romulus. E o fato de a porta de aço do laboratório ter a inscrição "Somente Pessoal Autorizado" acrescenta uma carga ainda maior de mistério.
Assim como Prometheus, Alien: Romulus toma emprestado um nome saí…