"Ambos são sobre uma guerra": Diretor de Conclave compara seu filme ao vencedor do Oscar, Nada de Novo Front

Edward Berger é responsável tanto pela direção de Conclave quanto por Nada de Novo no Front.

30 jan 2025 - 19h52

Atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros, Conclave é o mais novo filme dirigido por Edward Berger. A trama mergulha o espectador em um dos eventos mais ocultos do mundo: a escolha da Igreja Católica por um novo Papa.

Foto: reprodução / Adoro Cinema

Durante uma entrevista do ano passado para o portal Hammer To Nail, Berger comparou Conclave a outro longa-metragem presente em seu currículo: Nada de Novo no Front. Para quem não lembra, Nada de Novo no Front alcançou grande sucesso no Oscar 2023, levando para casa a estatueta nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora e Melhor Design de Produção.

Publicidade

"De certa forma, Conclave e Nada de Novo no Front são sobre uma guerra. Uma é uma guerra física; a outra é uma guerra intelectual de mentes, um verdadeiro jogo de xadrez", colocou o cineasta.

"E eu acho que ambos os personagens, eu diria, passam por um processo de libertação. Felix [em Nada de Novo no Front] tem esse tipo de entusiasmo, indo para a guerra, e então um sentimento de que ele foi traído. E lentamente, no final, ele se liberta através da morte. Ele encontra sua paz na morte. E igualmente, Ralph encontra sua paz quando ele abre a janela e deixa o ar voltar para sua vida; ar e luz", acrescentou.

QUAL É O ENREDO DE CONCLAVE?

Conclave acompanha a história de Thomas Lawrence, um cardeal-decano que fica responsável por assumir o conclave que definirá um sucessor para o recém-falecido Papa. Os quatro principais candidatos ao posto possuem visões política…

Artigo original publicado em AdoroCinema

Publicidade

Indicado a Melhor Filme, Conclave vai seguir os passos deste filme épico no Oscar 2025?

"A Igreja Católica é muito patriarcal": Religiosa desde a infância, Isabella Rossellini revela como foi filmar Conclave

Onde Conclave foi gravado? A produção indicada ao Oscar foi proibida de filmar na Capela Sistina

Nem Conclave, nem Harry Potter: Esta obra-prima vencedora do Oscar é o melhor filme da carreira de Ralph Fiennes

Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações