Antes de Ansiedade, essas são as emoções que foram descartadas de 'Divertida Mente 2'

Além de Ansidade, Tédio, Inveja e Vergonha, o filme poderia ter tido outras emoções que acabaram deletadas; veja!

24 jun 2024 - 13h41
(atualizado em 25/6/2024 às 10h44)
Resumo
A sequência 'Divertida Mente 2' já está nos cinemas. O filme apresenta quatro novas emoções para Riley, mas emoções descartadas incluem Culpa, Ciúmes, Esperança e Admiração e mais.
Foto: Divulgação/Disney / Pipoca Moderna

"Divertida Mente 2" já está em cartaz nos cinemas mundiais, e tornou-se a maior bilheteria do ano, superando o recorde anterior de "Duna: Parte 2". No Brasil, o filme registrou a 2ª maior estreia da indústria de todos os tempos, arrecadando US$ 17,3 milhões em apenas 4 dias de lançamento. O sucesso já está mais que garantido, mas você sabia que o filme poderia ter sido completamente diferente?

O longa introduz quatro novas emoções que chegam à mente de Riley quando a menina começa a passar pela puberdade. Mas antes de Kelsey Mann (diretor/roteirista), Meg LeFauve e Dave Holstein (roteiristas) decidirem que os novatos seriam Ansiedade, Inveja, Tédio e Vergonha, outras possíveis emoções foram desenvolvidas e cogitadas, antes de serem oficialmente descartadas. 

Publicidade

Em entrevista coletiva, Mann contou que, inicialmente, seriam nove emoções.

"Eu queria que a Alegria se sentisse sufocada por todas essas novas emoções que apareceram. Então eu pensei: 'Bom, vamos fazer muitas delas'. Mas então não dava para acompanhar. Havia tantas emoções que elas se cancelavam porque você não conseguia lidar com todo mundo. E a minha primeira nota dessa primeira exibição foi para simplificar."

Kelsey Mann, diretor de 'Divertida Mente 2'

Psicologia no cinema: Quando filmes te fazem refletir sobre a vida
Video Player

Quais eram as emoções que inicialmente estariam em Divertida Mente 2?

Algumas das emoções planejadas a princípio acabaram reformuladas e transformadas ou mescladas em outras que chegaram à versão final. Veja a seguir algumas das ideias que foram cotadas para "Divertida Mente" (2015) ou para a sequência. 

Shame/Constrangimento

Emoções descartadas de 'Divertida Mente': Shame
Foto: Pixar/Reprodução

Desenvolvida inicialmente para o primeiro filme, esta emoção foi reinventada para a sequência, e a intenção era que fosse a quinta emoção, ocupando o lugar da Nostalgia. No entanto, ela foi removida porque, em exibições-teste, foi constatado que ela faria o filme ser muito pesado e "difícil de assistir". De acordo com Mann e o produtor executivo Mark Nielsen, alguns traços de sua personalidade foram incorporados na Ansiedade.

Publicidade

Cabe observar que, na tradução direta, Shame corresponde a Vergonha em português. A emoção que está no filme e se chama Vergonha na versão brasileira é chamada originalmente de Embarrassment, cuja tradução direta seria Constrangimento. 

Guilt/Culpa

Emoções descartadas de 'Divertida Mente': Guilt/Culpa
Foto: Pixar/Reprodução

Considerada igualmente importante para o desenvolvimento emocional de Riley, a Culpa viria com uma mochila enorme nas costas, para simbolizar o tanto de "bagagem emocional" que ela traria. Ela acabou sendo descartada para simplificar a história, e a bagagem acabou indo para a Ansiedade. 

Jealousy/Ciúmes

Também planejada, esta emoção foi cortada por ser muito semelhante à Inveja, que foi para a versão final. Os criadores consideravam difícil distinguir uma da outra, e temiam que isso poderia confundir o público. Em determinado momento, foi até considerado fazê-las como gêmeas, mas a ideia foi descartada.

Scharenfreude

Publicidade
Emoções descartadas de 'Divertida Mente': Schadenfreude
Foto: Pixar/Reprodução

Esta emoção faz referência ao termo alemão usado para descrever o sentimento de alegria ou satisfação despertado diante do dano, ou sofrimento, de outra pessoa. Como outras emoções cortadas, foi considerada muito complexa (e potencialmente negativa demais). 

Suspicion/Suspeita

Emoções descartadas de 'Divertida Mente': Suspicion/Suspeita
Foto: Pixar/Reprodução

Desenhada como uma detetive em um sobretudo e muitos olhos, para simbolizar a desconfiança, a Suspeita também chegou a ser especulada para a sequência.

Awe/Admiração

Emoções descartadas de 'Divertida Mente': Admiração/Awe
Foto: Pixar/Reprodução

Desenvolvida para simbolizar os sentimentos de encantamento, a Admiração foi removida para deixar a narrativa do filme mais clara e sucinta para o público mais novo. 

Hope/Esperança

Publicidade
Emoções descartadas de 'Divertida Mente': Hope/Esperança
Foto: Pixar/Reprodução

A Esperança foi considerada como uma das emoções-base do primeiro "Divertida Mente". No entanto, suas características eram muito semelhantes às da Alegria. Ela seria originalmente verde, mas a cor foi testada com Medo e ficou com Nojinho. Seu laranja inicial foi a base para a construção da Ansiedade. 

Love/Amor

Emoções descartadas de 'Divertida Mente': Amor
Foto: Pixar/Reprodução

Também cotado para o primeiro filme, o Amor também foi cortado, em favor de um conjunto de emoções que dão significado ao sentimento.

O que você achou das emoções descartadas? "Divertida Mente 2" está em cartaz nos cinemas. 

'Divertida Mente 2': Quem são os dubladores das emoções no filme? 'Divertida Mente 2': Quem são os dubladores das emoções no filme?

Fonte: Redação Entre Telas
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações