Fernanda Torres, de 59 anos, tornou-se a primeira atriz brasileira a conquistar um Globo de Ouro nesse domingo, 5. Ela foi premiada por sua atuação como Eunice Paiva no filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. O que poucos sabem é que a atriz foi a segunda opção do cineasta para o papel.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Inicialmente, a atriz Mariana Lima, de 52 anos, foi a primeira procurada pelo diretor. Ela chegou a receber o material da personagem e começou a estudá-lo, mas optou por não seguir com o projeto devido a problemas pessoais e de saúde. Na época, Mariana enfrentava o divórcio com Enrique Diaz, com quem esteve casada por 25 anos.
"Cheguei a ver fotos, estudar um pouquinho. Mas aí veio esse meu processo, e o Walter achou que eu não ia dar conta. E, realmente, eu não ia", revelou Mariana Lima em entrevista ao jornal O Globo, em dezembro de 2024.
Na mesma entrevista, Mariana admitiu que, até aquele momento, ainda não tinha conseguido assistir ao filme. Ela explicou que ver a obra a deixaria emocionalmente abalada, pois sentia arrependimento por não ter aceitado o papel. Apesar disso, ela já parabenizava Walter Salles e Fernanda Torres pelo sucesso do filme.
"Não consegui [assistir]. Sei que vai bater num lugar [de arrependimento]... Mas vou ver. Fico super feliz com tudo o que está acontecendo com o filme, mas tenho a sensação de que não era para ser [eu]... Amo o Waltinho. Ele me disse: 'A gente vai fazer um filme juntos, fica tranquila'. Mas, na época, doeu bastante."
Após assumir o papel de Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui, Fernanda Torres recebeu um convite da Rede Globo para interpretar Odete Roitman no remake de Vale Tudo. Contudo, ela precisou recusar a proposta devido à intensa campanha de divulgação do longa-metragem dirigido por Walter Salles.
"Tudo é muito cansativo, e não dava para eu começar um trabalho dessa 'responsa' já cansada. Mas isso é natural. Eu não era a primeira opção do Walter para o Ainda Estou Aqui. Essas coisas são normais no nosso trabalho. É de quem faz no final", disse Fernanda Torres, também em entrevista ao jornal O Globo.
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro com 'Ainda Estou Aqui'
No Globo de Ouro, Fernanda Torres ganhou o prêmio de Melhor Atriz de Drama e dedicou à sua mãe, Fernanda Montenegro. No discurso, ela afirmou que "a arte perdura a vida" e que, "em momentos de tensão política, como o que vivemos, nos ajuda a sobreviver".
"Eu não preparei nada porque já estava feliz [com a indicação]", disse Torres ao subir ao palco. "Este é um ano tão incrível para performances femininas, com tantas atrizes que admiro tanto... Quero dedicar este prêmio à minha mãe. Ela esteve aqui há 25 anos, e isso prova que a arte pode perdurar pela vida, mesmo em momentos difíceis como a história deste filme. Há algo acontecendo no mundo, tanto medo... Este é um filme que nos ajudou a refletir sobre como sobreviver em tempos difíceis como este."
Vale lembrar que Fernanda Torres foi a primeira vencedora, mas não a única brasileira indicada na categoria de Melhor Atriz de Drama. Há 25 anos, sua mãe, Fernanda Montenegro, acabou derrotada por Cate Blanchett, por Elizabeth.
Sônia Braga chegou a ser indicada três vezes na categoria de Melhor Atriz, duas por filmes e uma por série. Daniel Benzali e Wagner Moura também têm uma indicação cada, mas na categoria de Melhor Ator.
Na categoria de Filme de Língua Não Inglesa, produções brasileiras como Pixote: A Lei do Mais Fraco, Abril Despedaçado e Cidade de Deus já foram nomeadas. Central do Brasil ganhou o prêmio.