Existem filmes que marcaram a história do cinema. Beijos como os de A um Passo da Eternidade e A Dama e o Vagabundo, cenas românticas como Jack e Rose na ponta do Titanic, ou o inesquecível Macaulay Culkin gritando em Esqueceram de Mim após usar loção pós-barba, são exemplos de momentos icônicos que permaneceram na memória coletiva.
Mas é certo dizer que nem todas as obras impactantes provocaram reações positivas nos espectadores. Esse foi o caso de filmes como Crimes do Futuro e A Paixão de Cristo, que causaram desconforto em muitas pessoas que os assistiram pela primeira vez. Esses e outros longas são lembrados por gerarem reações tão intensas que levaram o público a abandonar a sala antes do final.
Em casos como O Exorcista e O Massacre da Serra Elétrica, o impacto foi tão forte que chegaram a causar sintomas físicos e doenças repentinas nos espectadores. Uma das obras mais icônicas do gênero de ficção científica e terror também provocou reações extremas: cenas grotescas e aterrorizantes fizeram muitos abandonarem as salas, perdendo a chance de presenciar um marco na carreira de Ridley Scott. Uma cena particularmente sangrenta, pertencente a um dos filmes mais destacados da história do cinema, foi responsável por uma saída em massa nos cinemas.
Alien se mostrou um verdadeiro filme de terror em seu lançamento
Artigo original publicado em AdoroCinema