O ator Brian Cox, que interpretou Logan Roy na série "Succession", da HBO, não economizou nas críticas e detonou a interpretação de Joaquim Phoenix no filme "Napoleão" (2023).
Foto: montagem / reprodução
2 de 29
Em entrevista ao ao HistFest, em Londres, Cox disparou: “Terrível. É terrível. Uma atuação verdadeiramente terrível de Joaquin Phoenix. É realmente horrível. […] Eu teria feito muito melhor, isso eu te digo".
Foto: reprodução youtube
3 de 29
Sem papas na língua, Brian Cox é conhecido por falar mal de outros atores em público e até de projetos que ele mesmo trabalhou.
Foto: reprodução
4 de 29
Na mesma entrevista ao HistFest, o ator veterano disse que “'Coração Valente' é um monte de bobagens" e que, embora Mel Gibson tenha sido maravilhoso, o filme é uma grande "mentira". "William Wallace nunca engravidou a princesa francesa”, concluiu.
Foto: Montagem / reprodução
5 de 29
Em "Coração Valente" (1995), Brian Cox vive Argyle Wallace, tio de William Wallace (Mel Gibson). O filme foi um sucesso de crítica e venceu cinco Oscars.
Foto: reprodução/coração valente
6 de 29
Outra fala controversa do ator de "Succession" foi em abril, quando, em entrevista ao "The Starting Line Podcast", ele disse que a Bíblia é "um dos piores livros de todos os tempos".
Foto: reprodução
7 de 29
"Porque começa com a ideia de que a costela de Adão - você sabe que [da] costela de Adão, esta mulher foi criada, e eles vão acreditar porque são estúpidos o suficiente", justificou o ator.
Foto: reprodução
8 de 29
Ateu, Cox comentou também que, para ele, a ideia de Deus, pelo menos da forma como é tradicionalmente vista, pode ser usada para controlar as pessoas, especialmente em favor dos homens.
Foto: reprodução
9 de 29
O comentário revoltou muita gente nas redes sociais que foram ao perfil do ator expressar descontentamento.
Foto: reprodução
10 de 29
E não para por aí. Em seu livro de memórias "Putting the Rabbit in the Hat", Cox contou que lhe foi oferecido um papel em "Piratas do Caribe", mas ele admitiu que não estava lá muito interessado em trabalhar com Johnny Depp.
Foto: Montagem / divulgação / reprodução
11 de 29
"[...] É basicamente o show de Johnny Depp como Jack Sparrow e, pessoalmente, tenho certeza de que ele é muito exagerado e superestimado", disse Cox.
Foto: divulgação
12 de 29
E ele continuou: "Pense em 'Edward Mãos de Tesoura'. Convenhamos, se você chega com essas mãos, pálido, com o rosto cheio de cicatrizes... você não precisa fazer nada. E ele não fez. E, posteriormente, ele fez ainda menos. Mas as pessoas adoram. Ou costumavam gostar. Agora elas não gostam tanto, é claro".
Foto: divulgação
13 de 29
Brian Denis Cox é natural de Dundee, na Escócia. Ele nasceu em 1º de junho de 1946 e se consolidou como um ator clássico com formação em Shakespeare.
Foto: Dmitry Rozhkov wikimedia commons
14 de 29
Sua carreira é marcada por performances marcantes no teatro e na televisão, além de papéis coadjuvantes em diversos filmes.
Foto: divulgação
15 de 29
Cox começou a atuar em meados dos anos 1960, com diversas participações em séries de TV britânicas.
Foto: reprodução
16 de 29
Em 1986, Cox despontou no cinema ao interpretar o icônico Dr. Hannibal Lecter no filme "Caçador de Assassinos", dirigido por Michael Mann.
Foto: reprodução
17 de 29
Depois de "Coração Valente", em 1995, alguns trabalhos de destaque de Cox foram em: "Despertar de Um Pesadelo" (1996), "O Lutador" (1997), "Três É Demais" (1998) e "O Corruptor" (1999).
Foto: reprodução/três é demais
18 de 29
Em 2002, Cox interpreta Ward Abbott no empolgante thriller de ação "Identidade Bourne", ao lado de Matt Damon.
Foto: divulgação/Universal Studios
19 de 29
Inclusive, nos anos 2000 o escocês emplacou papéis em diversos filmes importantes, como o terror "O Chamado", "Adaptação", "A Última Noite" (os três lançados em 2002), "X-Men 2" (2003), "Tróia" (2004) e o suspense "Zodíaco" (2007).
Foto: reprodução/x-men 2
20 de 29
O ator também participou de "Planeta dos Macacos: A Origem" (2011), "RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos" (2013) e o terror "A Autópsia" (2016).
Foto: divulgação/RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos
21 de 29
As participações em séries foram inúmeras, com destaque para "Deadwood" (2004-2006), "Penny Dreadful" (2014-2016) e a mais recente e mais importante, "Succession" (2018-2023).
Foto: divulgação/hbo
22 de 29
O drama "Succession", aliás, foi um enorme sucesso de crítica e público. No total, a série teve 4 temporadas e faturou 19 prêmios Emmy, além de 9 Globos de Ouro.
Foto: divulgação
23 de 29
Recentemente, a atriz Sarah Snook, que interpreta a única filha mulher do personagem de Cox, deu uma declaração dizendo que o ator ficava “aterrorizante” em alguns momentos no set de filmagem.
Foto: reprodução/max
24 de 29
"A voz dele às vezes pode ser muito assustadora. Trovejante", declarou a atriz.
Foto: divulgação/hbo
25 de 29
Os bastidores da série tiveram momentos de tensão quando Cox falou sobre o método de atuação do ator Jeremy Strong, que interpreta um de seus três filhos. “Eu não aguento essa m* americana”, esbravejou Cox, durante uma entrevista.
Foto: Reprodução/HBO
26 de 29
Cox afirmou que acha Strong um "ótimo ator", mas criticou o estilo de atuação em que o artista continua no personagem mesmo quando a câmera para de filmar. “Só vá lá e faça o trabalho, sabe?", opinou.
Foto: Reprodução/HBO
27 de 29
Brian Cox já ganhou diversos prêmios ao longo da carreira, incluindo o Prêmio do Sindicato dos Atores (SAG Awards), além de ter cinco indicações ao Emmy e quatro ao Globo de Ouro, tendo vencido uma vez em cada.
Foto: reprodução
28 de 29
Em 2003, o ator foi nomeado para a Ordem do Império Britânico, na categoria de Comandante.
Foto: divulgação/hbo
29 de 29
Em 2022, quando perguntado sobre suas opiniões polêmicas, o ator disse que "não dá a mínima" para a cultura do cancelamento e, portanto, se sente confortável para dizer o que pensa.