Barbie está em exibição nos cinemas brasileiros, com Margot Robbie assumindo o papel da icônica boneca da Mattel na adaptação. O mais curioso é que a própria empresa responsável pela criação da personagem lá em 1959 está presente no filme comandado por Greta Gerwig - e tem muito mais em comum com a realidade do que você imagina.
De acordo com a descrição em seu site oficial, a Mattel "é uma empresa líder global em brinquedos e proprietária de um dos portfólios mais fortes de franquias de entretenimento infantil e familiar do mundo", o que inclui obviamente a Barbie - boneca criada em 1959.
Barbie é o primeiro filme lançado pela Mattel Films, uma co-produção com a Warner Bros. Pictures, mas nem por isso deixa de criticar e satirizar a empresa, mostrando como ela é uma corporação que visa, acima de tudo, o lucro - sendo autoconsciente com sua própria existência como um produto mercadológico. Isso também está no contraste visual entre as cores vibrantes da Barbielândia e o escritório da Mattel, composto por homens brancos.
Na verdade, esse retrato na adaptação para os cinemas não é diferente da vida real, considerando que a liderança executiva da Mattel é composta majoritariamente por homens brancos, e algumas poucas mulheres. Desta forma, sem nenhuma diversidade nos principais cargos de comando da poderosa empresa. Ynon Kreiz é atualmente o presidente e diretor executivo, enquanto Robbie Brenner é a produtora executiva da Mattel Films.
Presidente da Mattel é satiriz
…
Barbie: Presidente da Mattel foi ao estúdio para debater cena indesejada com diretora