Ben Affleck afirmou que Matt Damon tomou uma "escolha sábia" ao decidir aceitar papéis com base nos diretores envolvidos em cada projeto. A declaração foi feita em entrevista à revista GQ, na qual o ator relembra o caminho que ambos seguiram depois do sucesso de Gênio Indomável(1997), filme que rendeu à dupla o Oscar de Melhor Roteiro Original.
"Eu pensei que você fosse comparar nossas carreiras de ator, ao que eu teria dito, bem, Matt aprendeu e soube antes de mim para realmente focar no diretor como a base fundamental na qual ele vai tomar uma decisão sobre fazer um filme ou não, o que foi uma escolha muito sábia", afirmou Affleck.
Após o Oscar, Damon trabalhou com nomes como Steven Spielberg (O Resgate do Soldado Ryan), Anthony Minghella, Robert Redford, Steven Soderbergh e, mais recentemente, com Christopher Nolan, em colaborações como Interestelar, Oppenheimer e o novo projeto A Odisseia. Já Affleck se destacou em blockbusters como Armageddon, Pearl Harbor e Demolidor.
"E também ele certamente teve oportunidades de fazer filmes que gosta — não é como se eu estivesse dizendo, 'Não, Scorsese, não, Spielberg, eu não vou estar no seu filme'", brincou o ator. "Somos sujeitos às oportunidades que aparecem."
Sobre o novo trabalho de Damon com Nolan, Affleck comentou:
"Se Martin Scorsese me ligasse e me dissesse para interpretar um garçom, eu escolheria. Steven Spielberg é um dos maiores arquitetos de cinema que já existiu. Sinto o mesmo sobre Chris Nolan.
Posso visitar Matt no set só para assistir Nolan dirigir. Não estou nem brincando."
Matt Damon protagoniza The Odyssey, filme de Nolan que está em produção com elenco formado por Anne Hathaway, Zendaya, Tom Holland e outros.
"Antes eu queria fazer todas as lutas, todos os stunts. Agora fico pensando: 'Em que momento o dublê entra?'", comentou o ator sobre sua nova abordagem nas cenas de ação. "Eles são melhores nisso do que eu. E, sinceramente, a gente só se machuca e fica cansado."
A entrevista completa está disponível no site da revista GQ.