Brasileiros invadem perfis do Le Monde após críticas a 'Ainda Estou Aqui'

Crítico Jacques Mandelbaum definiu a atuação de Fernanda Torres como “um tanto monocórdica”

15 jan 2025 - 14h09
Filme brasileiro disputou duas categorias no Globo de Ouro
Filme brasileiro disputou duas categorias no Globo de Ouro
Foto: Alile Dara Onawale/Divulgação

Em meio ao fenômeno causado por Ainda Estou Aqui e pela vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, os brasileiros têm defendido a obra com unhas e dentes e não gostaram nem um pouco da opinião do crítico Jacques Mandelbaum. Em cartaz em mais de 200 salas na França, o longa brasileiro passou a receber resenhas de veículos franceses, incluindo a de Mandelbaum publicada no Le Monde.

Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra

Com uma página inteira dedicada ao texto, o crítico definiu a performance de Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, "um tanto monocórdica". Ele ainda avaliou o filme com apenas uma estrela, em uma escala de quatro.

Publicidade

No entanto, a crítica não foi bem recebida por muitos brasileiros que se manifestaram na web contra o posicionamento do francês no perfil do periódico. "Por acaso vocês são brasileiros para definir o que é 'suavizar' a ditadura? Por acaso vocês estão aqui? Atuação sem noção? Eunice Paiva iria ter qual reação com pessoas desconhecidas e armadas dentro da própria casa? Se for pra falar do que não sabe, é melhor nem fazer review algum", escreveu um internauta.

E como a zoeira não  tem fim na internet, a situação rendeu até memes de competição entre os países. "Pão de queijo é melhor que croissant". "Tô vendo que o Brasil tem mais uma página para derrubar", brincou outro.

Apesar da crítica negativa, o longa brasileiro foi elogiado por outros veículos da França, entre eles o Libération e Le Figaro. "Um filme realizado com sutileza, que reafirma a necessidade da transmissão", descreveu o Libération.

Antes disso, o filme foi envolvido em outra treta após comentários de duas apresentadoras argentinas. Durante o Vamos Las Chicas, do canal La Ciudad, as jornalistas Victoria Casaurang, Paula Galoni e Mercedes Cordero fizeram comentários sobre a atriz e sua aparência, insinuando que Fernanda não estava preparada para a premiação e nem sequer havia se penteado para o evento.

Publicidade

Com isso, os internautas brasileiros saíram em defesa da atriz. "Ninguém fala assim da nossa Fernandinha", afirmou uma usuária.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações