Na corrida pelo Oscar de Melhor Atriz deste ano, o embate mais esperado é entre Fernanda Torres e Demi Moore. Ambas entregaram performances marcantes e carregam narrativas que atraem a atenção da Academia.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“A Fernanda está concorrendo muito diretamente com a Demi Moore, que nunca venceu um Oscar na vida, nunca foi indicada. Então, vai ser muito interessante ver esse embate de duas grandes atrizes”, afirmou Bárbara Demerov em entrevista ao programa Terra Agora, do Terra, nesta quinta-feira, 23.
Demi Moore, de 62 anos, concorre por sua atuação em A Substância, um terror com crítica social que explora questões de envelhecimento e padrões de beleza.
No filme, Moore interpreta Elisabeth Sparkle, uma apresentadora de TV que, após perder o emprego por ser considerada velha, aceita tomar uma substância que promete rejuvenescê-la. Este é o primeiro reconhecimento da atriz pela Academia.
“O Oscar adora narrativas de superação, de atrizes que aparecem e reaparecem”, explica Bárbara. Durante a temporada de premiações, Moore conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical e emocionou o público com um discurso empoderado sobre a indústria cinematográfica.
Por outro lado, Fernanda Torres, de 59 anos, pode "vingar" sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada ao Oscar em 1999 por Central do Brasil. Torres brilha em Ainda Estou Aqui, um drama biográfico que narra a trajetória de Eunice Paiva, mãe de cinco filhos, que se transforma em uma ativista dos Direitos Humanos após o sequestro e assassinato do marido pela ditadura militar.
“É claro que a Fernanda Torres também tem um chamariz em torno dela, porque ela é uma latina brasileira, filha da Fernanda Montenegro, que foi indicada ao Oscar em 1999 – e não é só a gente que é brasileiro que sabe. Todo mundo sabe da polêmica da Gwyneth Paltrow 'roubando' da nossa 'Fernandona' Montenegro”, destaca a crítica.
Essa combinação de talento e história pessoal faz com que ambas as atrizes sejam favoritas na disputa pela estatueta. Para Bárbara Demerov, não há dúvidas: “Hoje, eu diria que a briga está entre a Demi Moore e a Fernanda Torres.”
O Oscar 2025 será em 2 de março, em Los Angeles, e promete ser uma noite histórica para o cinema.