Cancelados antes da estreia: 7 filmes polêmicos disponíveis nos streaming

Antes mesmo de chegarem às telas, essas obras foram problematizadas e "canceladas"

16 jan 2024 - 15h42
(atualizado em 17/1/2024 às 05h00)
Foto: Reprodução

O que faz de um filme, ou uma ideia, algo controverso? Muitas vezes é a proposta por trás, como um tema é explorado ou até mesmo algum tipo de problema que ocorre nos bastidores. Pensando nisso, resolvemos listar alguns filmes que, por um motivo ou outro, levantaram polêmicas —e que estão disponíveis nas plataformas de streaming.

Blonde

Foto: Divulgação

Estrelado por Ana de Armas no papel de Norma Jeane, a Marilyn Monroe, o filme é descrito como uma "releitura ousada" da vida do maior ícone da história de Hollywood. Baseado na obra de ficção homônima, de Joyce Carol Oates, o filme causou controvérsia pela hiperssexualização da figura de Marilyn, o que fez com que fosse taxado como misógino; além disso, em diversas entrevistas, o diretor Andrew Dominik chegou a questionar o impacto de Monroe e de seus filmes para a cultura, o que foi visto por muitos como desrespeitoso. Além de tudo isso, a própria ideia de mesclar fatos e ficção é algo delicado, tendo em vista que o resultado é um longa, por vezes, abertamente sensacionalista. Está na Netflix. 

Publicidade

Lindinhas

Foto: Divulgação

O longa francês conta a história de Amy, uma menina de 11 anos de família senegalesa que conhece um grupo de meninas da sua idade na nova escola; as meninas, ensaiando para um concurso de dança, têm uma postura que não é aprovada pela família de Amy, o que causa uma série de conflitos na garota. 

Acusado nas redes sociais de promover uma sexualização das meninas, o que o filme faz é, na verdade, denunciar uma espécie de "adultização" de crianças e adolescentes --embora use artifícios pouco elaborados para isso. Está na Netflix.

Laranja Mecânica

Foto: Reprodução

'Lolita' não é a única adaptação polêmica de Stanley Kubrick. Quando lançou 'Laranja Mecânica', o cineasta causou pânico no público devido ao teor de violência e subversão no longa. Na ocasião de seu lançamento, houve boatos de que o filme foi responsável por crimes que copiavam o modo de Alex e seus drugues. Disponível na HBO Max.

Saltburn

Saltburn
Foto: Reprodução

Mais recente da lista, o segundo longa-metragem dirigido por Emerald Fennell também levantou polêmicas devido ao teor sexual e violento de muitas das cenas, muitas vezes bastante gráficas. O longa com Jacob Elordi e Barry Keoghan relata o que acontece quando Felix Catton convida seu amigo Oliver Quick para passar as férias de verão na mansão de sua família, na região de Saltburn. Com a chegada do garoto, uma série de eventos perturbadores atinge os Cattons. Está para streaming no Prime Video. 

Publicidade

A Entrevista

Foto: Divulgação

Uma comédia de Seth Rogen e Evan Goldberg, estrelada por James Franco, foi uma das maiores histórias do cinema em 2014. 

O filme é uma sátira e acompanha dois jornalistas com um plano para assassinar o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e causou um conflito diplomático entre os países. O governo coreano, na época, ameaçou colocar em plano ações "implacáveis" contra os Estados Unidos caso o filme não fosse cancelado; devido às ameaças de boicote, a Sony Pictures chegou a adiar em dois meses o lançamento da obra, de outubro para dezembro. No entanto, foi vítima de uma invasão hacker e um grande vazamento em novembro daquele ano. Os sistemas de computadores invadidos e milhares de e-mails, roteiros de filmes, documentos, contratos e até obras finalizadas foram vazadas para o público. O FBI disse na ocasião acreditar que a invasão tenha sido feita por um grupo que tem relação com a Coréia.

Após tudo isso, o filme acabou sendo lançado nas plataformas online em dezembro de 2014. Está disponível na Netflix. 

Não Se Preocupe, Querida

Foto: Divulgação

Estrelado por Florence Pugh e Harry Styles, 'Não Se Preocupe, Querida' tinha tudo para ser o filme do momento, mas foi atropelado por uma gigantesca polêmica dos bastidores, que envolveu o fim do casamento da diretora, Olivia Wilde, com o ator Jason Sudeikis; o affair dela com Styles e um suposto climão com Florence Pugh. 

A história é um drama psicológico que acompanha uma dona de casa da década de 1950 (Pugh) vivendo com seu marido (Styles) em uma comunidade utópica experimental, supervisionada pelo enigmático Frank (Cris Pine). Logo, eles começam a se preocupar e desconfiar que as coisas podem não ser tão perfeitas quanto eles imaginam. Está disponível na HBO Max. 

Publicidade
Fonte: Redação Entre Telas
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se