Para quem gosta de cinema, o mês de maio é especial, já que ele é reservado para o Festival de Cannes, que escolhe os seus vencedores na França, desde 1955. Ao melhor filme, é entregue a cobiçada Palma de Ouro. A edição deste ano conta com 19 concorrentes e os filmes serão apresentados nos 12 dias de festiva, a partir de 16 de maio.
O que é o Festival de Cannes?
O Festival da Cannes está entre os mais importantes do cinema no mundo. A atual edição vai acontecer entre os dias 16 e 27 de maio no balneário francês de Cannes, localizado na Côte d'Azur, na Riviera Francesa. Este ano, concorrem ao prêmio principal, a Palma de Ouro, 19 filmes. Entre eles está Fireband, do brasileiro Karim Aïnouz.
O que é o prêmio Palma de Ouro?
A Palma de Ouro é o prêmio mais prestigiado do Festival de Cannes. Ele é entregue desde 1955 ao vencedor do festival e a escolha é feita pro profissionais internacionais ligados ao cinema. Em 1962, o filme O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, foi o vencedor, conquistando a inédita Palma de Ouro.
Festival de Cannes 2023
Neste ano, a premiação ocorre entre 16 e 27 de maio. e o Terra preparou uma lista com os 19 filmes que estão na disputa e sem dúvidas estarão entre os mais procurados do ano.
Uma convenção de Astrônomos juvenis, organizada para reunir estudantes e suas famílias para uma competição de bolsas de estudos é interrompida por eventos que podem impactar e transformar o mundo.
- Firebrand, de Karim Aïnouz
O filme do brasileiro Karim Aïnouz é "thriller psicológico" que conta a história de como Katherine Parr sobreviveu ao casamento com o monstruoso rei Henry VIII, cujo comportamento brutal também é explorado na trama.
- Club Zero, de Jessica Hausner
Uma professora trabalha em uma escola de elite e introduz uma aula de nutrição com um conceito inovador, o que provoca uma revolução no estabelecimento de ensino, desafiando antigos hábitos.
- The Zone of Interest, de Jonathan Glazer
O filme acontece durante a Segunda Guerra mundial e mostra um caso de amor entre um oficial nazista e a esposa de um comandante do campo de concentração de Auschwitz. Ao desconfiar da fidelidade da mulher, a história ganha formas dramáticas.
- Fallen Leaves, de Aki Kaurismaki
Duas pessoas solitárias se encontra na noite de Helsinque, por acaso, e a partir daí se desenrola uma trama em busca do amor de suas vidas.
- Les Filles d’Olfa, de Kaouther Ben Hania
O documentário conta a vida de Olfa, uma mãe tunisiana de quatro filhas que vê duas delas desaparecerem de forma misteriosa. A trama se dá a partir da busca incessante por elas.
- Anatomie d’une Chute, de Justine Triet
O filho cego de um casal se vê num dilema moral , a partir da morte do pai, já que a mãe é a principal suspeita. Ele é a única testemunha do caso.
O filme mostra como o desaparecimento duas crianças impacta na comuniade local. A película tem música do lendário compositor Ryuichi Sakamoto, morto recentemente.
- Il Sol dell’Avvenire, de Nanni Moretti
Comédia italiana ambientada na Roma dos anos 1950, em que a indústria cinematográfica e o circo reinavam. Traz a história de um diretor que, ao rodar seu último filme, questiona o que resta da história, do cinema e do amor da forma mais morettiana possível hoje.
- L’été Dernier, de Catherine Breillat
Uma advogada vive com o marido e as filhas do casal, mas se envolve em um relacionamento com o enteado, filho do marido de um casamento anterior, o que coloca sua carreira e a família em perigo.
- Kuru Otlar Ustune, de Nuri Bilge Ceylan
Conta a história de um professor que pretende lecionar em Istambul, depois de se destacar em uma aldeia turca. Depois de muita espera ele perde a esperança, mas é incentivado por um amigo para que consiga novos horizontes para a sua vida.
- La Chimera, de Alice Rohrwacher
A película se passa na zona rural da Toscana e mostra roubos arqueológicos e a venda ilícita de peças históricas.
- La Passion de Dodin Bouffant, de Tran Anh Hun
Mostra a relação entre uma cozinheira e um homem, para quem trabalha há cerca de 20 anos. A partir daí surge uma paixão que dá origem a novos pratos, que impressionam até os chefs mais conceituados.
- Rapito, de Marco Bellocchio
É baseado em fatos históricos. O Crama se dá a partir da luta de uma família judia que busca recuperar o filho, raptado pela Igreja Católica em 1858, no século XIX.
- May December, de Todd Haynes
Um casal vive um romance midiático e 20 anos depois é pressionado quando uma atriz vai até eles para preparar um filme sobre o passado da dupla.
- Jeunesse, de Wang Bing
O filme apresenta a dura vida de jovens trabalhadores chineses do setor têxtil na cidade de Zhili, a 150 km de Xangai.
- The Old Oak, de Ken Loach
O filme conta a história do dono de pub, ameaçado de fechamento, depois da chegada de refugiados sírios ao vilarejo.
- Banel e Adama, de Ramata-Toulaye Sy
O casal vive um amor produndo e desconhecendo a vida fora da aldeia, vivem presssionados com os hábitos impostos pela comunidade. O filme fala de amor, tradição e desafios de quem vive nas comunidades rurais.
- Perfect Days, de Wim Wenders
Conta a vida de um homem que limpa banheiros em Tóquio. O espectador vai conhecendo o personagem por meio das músicas que ouve, os livros que lê e as fotografias que produz. Trata de solidão, fuga e sentido para a vida moderna dos dias de hoje.
Un Certain Regard
Dentro do Festival de Cannes acontece a mostra Un Certain Regard, ou traduzindo, Um certo Olhar, que coloca um holofote em filmes dirigidos por novos cineastas e que são consideradas obras inovadoras. A lista completa deste ano conta com as seguintes obras:
- Le Règne Animal - Thomas Cailley
- Los Delincuentes - Rodrigo Moreno
- How to Have Sex - Molly Manning Walker
- Goodbye Julia - Mohamed Kordofani
- Kadib Abyad - Asmae El Moudir
- Simple Comme Sylvain - Monia Chokri
- A Flor do Buriti - João Salaviza e Renée Nader Messora
- Los Colonos - Felipe Gálvez
- Augure - Baloji Tshiani
- The Breaking Ice - Anthony Chen
- Rosalie - Stéphanie Di Giusto
- The New Boy - Warwick Thornton
- If Only I Could Hibernate - Zoljargal Purevdash
- Hopeless - Kim Chang-hoon
- Terrestrial Verses - Ali Asgari e Alireza Khatami
- Rien à Perdre - Delphine Deloge
- Les Meutes - Kamal Lazraq